Os 4 elementos na Astrologia: entenda as qualidades de cada signo

Fogo, terra, ar e água: quais são as características de cada elemento astrológico?

26 mai 2022 - 09h08
4 elementos na Astrologia
4 elementos na Astrologia
Foto: Personare

Os 12 signos do Zodíaco são agrupados em 4 elementos na Astrologia: fogo, terra, água e ar. Cada elemento carrega características específicas que ajudam a construir a nossa essência.

No Mapa Astral de uma pessoa, cada Planeta ocupa um signo, logo um elemento está pontuado. Sendo assim, é possível identificar qual é o elemento predominante num Mapa e também o elemento carente na carta.

Publicidade

Vale ressaltar que cada planeta detém um jeito próprio de ser e que há risco desse jeito não ser compatível com o elemento. Isso pode abafar ou mascarar suas qualidades e causar contradições.

Essa análise revela o temperamento e as funções psicológicas mais ativas e menos ativas de cada pessoa. Veja a seguir o significado de cada um dos 4 elementos na Astrologia. O Mapa Astral do Personare traz essa análise completa - faça o seu aqui.

Significado dos 4 elementos na Astrologia

Ao explicar os significados, você poderá se identificar com algumas descrições e até outras pessoas da sua vida. Saiba mais aqui sobre a combinação dos elementos e veja exemplos.

Elemento Fogo

Signos de Áries, Leão e Sagitário

Publicidade

O Elemento Fogo é aquele que reconhece a vontade, inspira e parte para a ação. Possui vitalidade e deixa sua marca. A ele não agrada o mediano. Para o fogo, é necessário mostrar ao mundo seus talentos e feitos. Ele anima e aquece o que está ao seu redor. Os astros no elemento fogo agem conforme seu próprio querer e com muita expressividade.

Elemento Terra

Signos de Virgem, Touro e Capricórnio

O Elemento Terra delimita a ação dos astros com praticidade e pragmatismo. Os Planetas agem conforme a materialidade e a realidade, reconhecendo seus próprios limites e avançando pouco a pouco rumo aos seus objetivos. O tom é a busca pela segurança e estabilidade.

Elemento Ar

Signos de Gêmeos, Libra e Aquário

O Elemento Ar nos mostra que a vida pede jogo de cintura para estabelecer trocas com o meio que estamos inseridos. A mente e o raciocínio são fundamentais nesse sentido. O plano das ideias e dos ideais fica extremamente forte. Trata-se do pensamento em constante movimento.

Elemento Água

Signos de Câncer, Escorpião e Peixes

Publicidade

O Elemento Água faz com que reconheçamos nossos vínculos e traz o entendimento que estamos ligados pela emoção. A Água percorre um caminho mais discreto e profundo. Capta o ambiente, sente e nutre por meio da imaginação. É o cuidar, o estar junto ou até fundir-se às situações. Lidar com os medos e as inseguranças são características desse elemento.

Carência de cada Elemento no Mapa Astral

Quando mapas apresentam a falta do Elemento Terra, existe uma dificuldade para lidar com limites, concretizar e dar forma aos seus esforços.

Pessoas com carência do Elemento Água, podem ter uma personalidade mais  desconectada de suas emoções e necessidades.

Na falta do Elemento Ar, a socialização e a leveza ficam prejudicadas e a comunicação corre o risco de ser unilateral.

A carência do Elemento Fogo é um sinal que astros pouco se esforçam na sua expressão e não fazem questão de aparecer. Ou seja: gera uma certa timidez e inibição em iniciativas. A ação e atitudes arrojadas ficam prejudicadas.

A verdadeira oposição entre os signos e seus elementos se dá entre Fogo (intuição) e Terra (sensação) e entre Ar (razão)  e Água (emoção). Entenda mais aqui sobre elementos dos signos.

Publicidade

O que temos a aprender com os elementos na Astrologia

É importante compreender as funções dos planetas do nosso mapa e, assim, a forma como eles se manifestam de forma genuína.

Não acredito que devemos nos esforçar para nos tornar ou parecer com outro elemento. Mas sim, perceber e aprender modelos distintos e experimentar abordagens e atitudes diferentes.

Dessa forma, contribuímos com o nosso desenvolvimento pessoal e a nossa evolução em diferentes esferas da vida.

É válido dizer ainda que quando identificamos um elemento principal no nosso mapa, conhecemos apenas os primeiros tons. O real temperamento de cada um de nós está representado pelos planetas, suas posições e relação com os demais.

Por fim, vale a pena acompanhar o seu Horóscopo Personalizado, que leva em conta o seu Mapa Astral e os trânsitos atuais, para avançar no desenvolvimento pessoal.

Publicidade

O post Os 4 elementos na Astrologia: entenda as qualidades de cada signo apareceu primeiro em Personare.

Leonardo Lemos (astrolleo@uol.com.br)

- Astrólogo formado em Santos-SP. Ex-presidente da Central Nacional de Astrologia (CNA) e atualmente professor da Escola Regulus de São Paulo. Há 28 anos traduz os símbolos do céu através da Astrologia.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se