Qual é o segredo para viver mais e com saúde? Essa é a pergunta que guiou um estudo apresentado no congresso Nutrition 2023, encontro anual da American Society for Nutrition, no dia 22 de julho, em Boston (EUA). Segundo a pesquisa, as pessoas que adotam oito hábitos de vida saudáveis na meia-idade podem viver mais do que aquelas com poucos ou nenhum desses hábitos, que incluem:
- Ser fisicamente ativo
- Estar livre do vício em opioides
- Não fumar
- Controlar o estresse
- Ter uma boa dieta
- Não beber compulsivamente regularmente
- Ter uma boa higiene do sono
- Ter relações sociais positivas
Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou registros médicos e questionários coletados entre 2011 e 2019 de 719.147 estadunidenses inscritos no Veterans Affairs Million Veteran Program, um grande estudo representativo de veteranos dos Estados Unidos. A análise incluiu dados de adultos entre 40 e 99 anos, com 33.375 mortes durante o acompanhamento.
Segundo os achados da pesquisa, prevê-se que homens que tenham todos os oito hábitos aos 40 anos vivam, em média, 24 anos a mais do que homens sem nenhum desses hábitos. Já as mulheres que cumprem com todos os oito fatores de estilo de vida saudável na meia-idade podem esperar viver 21 anos a mais do que as mulheres sem nenhum desses hábitos.
Saiba mais: Professor indica treino caseiro para mulheres acima de 50
...
Veja também
Dez frases que pessoas com inteligência emocional usam diariamente segundo a psicologia
O chá da longevidade: todos os benefícios comprovados pela ciência desta bebida ancestral