Como cultivar vegetais na água literalmente do zero

De maneira simples e barata, aprenda a reaproveitar os restos dos vegetais, replantando-os

26 jul 2022 - 13h22
(atualizado às 14h12)
-
-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Você sabia que pode economizar dinheiro e reduzir o desperdício cultivando vegetais a partir de restos que você normalmente jogaria fora? Pois é. Há toda uma lista de vegetais, ervas (e até mesmo frutas populares) que crescem a partir de sobras, economizando seus preciosos centavos e fornecendo comida caseira sem pesticidas.

E o melhor? Você não precisa de muita experiência em horticultura: tudo é muito simples de fazer e não requer nenhum equipamento sofisticado - para muitos vegetais, tudo o que você precisa para começar em casa é uma tigela ou jarra de água e um peitoril ensolarado da janela da cozinha.

Publicidade
-
Foto: thespruce.com/Reprodução / Casa.com

Nem de um jardim é preciso! Cultivar vegetais a partir de restos é uma habilidade que vale a pena aprender. E nestes tempos financeiramente incertos, é uma ideia maravilhosamente barata que qualquer um pode experimentar.

Mas também é muito divertido experimentar com crianças como primeira atividade de jardinagem. Além disso, o resultado é comida grátis! O que mais você poderia querer?

Confira abaixo algumas espécies que você pode aproveitar desta forma:

Aipo

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Cultivar aipo a partir de restos é mais fácil do que a partir de sementes, pois mesmo jardineiros experientes acham complicado germiná-los. Você pode começar essa ideia de jardim grátis dentro de casa com seu toco de aipo em uma tigela de água. Crescerá folhas frescas e picantes em algumas semanas.

Publicidade

Colha-os e adicione-os a saladas ou use-os para fazer pesto. Se você tiver espaço em seu quintal, plante aipo do lado de fora no início do verão e dê bastante umidade - você estará cortando os caules com nervuras crocantes em poucos meses.

Use-os para adicionar um toque extra a sopas e ensopados de inverno, ou crus com molhos para o verão.

Alface

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Quando você tiver usado todas as suas suculentas folhas de alface e ficar com um toco marrom de aparência pouco promissora, não jogue fora! Você pode replantar folhas frescas de salada em algumas semanas no peitoril da janela.

É realmente super fácil e não precisa de experiência anterior em jardinagem. Por esta razão, e porque é algo muito rápido, é uma das melhores atividades de jardinagem para crianças e uma das primeiras a experimentar se você nunca tentou cultivar vegetais a partir de restos até agora.

E depois de usar as folhas recém crescidas, coloque o coto de volta em água fresca e ele crescerá novamente. Genial!

Cebolinha

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

As cebolinhas são deliciosas quando adicionadas a saladas e sanduíches, e a boa notícia é que elas irão produzir brotos na água em pouco tempo. Assim como a alface, eles são tão simples que são um ótimo vegetal para começar e uma planta perfeita para iniciantes.

Publicidade

Cultive-as no parapeito da janela da cozinha em uma tigela e, em algumas semanas, você estará colhendo seus próprios brotos de cebolinha. Você também pode plantar a parte inferior com raízes no solo e crescer para produzir bulbos, o que leva de 3 a 4 semanas.

Ou deixe suas plantas florescerem, o que produzirá sementes para coletar. É um método fácil de obter sementes grátis, que você pode semear.

Cenoura

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

As cenouras também podem crescer a partir de restos na água - você só precisa da extremidade superior da raiz da cenoura para começar. Primeiro, você obterá uma folhagem verde semelhante a aspargos, que pode cortar e refogar ou usar para fazer pesto de cenoura.

As folhas de cenoura são extremamente nutritivas, sendo ricas em potássio, com sabor semelhante a salsa. Se você está interessado em saber como cultivar cenouras inteiras, transplante os topos para o quintal e você terá raízes frescas em 2-3 meses. Deixe um deles florescer e você também terá sementes de cenoura.

Manjericão

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Essas ervas extremamente úteis que usamos o tempo todo na culinária podem ser facilmente iniciadas a partir de um caule restante em uma jarra ou tigela de água. Isso é ótimo, pois é difícil mantê-los frescos por muito tempo em ambientes fechados e podem ser temperamentais.

Publicidade

Se você está aprendendo a cultivar manjericão usando sobras, é melhor começar na primavera ou no início do verão. Mantenha-os à mão para uso culinário em uma janela de cozinha ensolarada, em ambientes internos ou externos como parte de um jardim vertical de ervas e colha regularmente.

Para obter o melhor sabor, não as deixe florescer. Não colha mais de um terço da planta de uma só vez, e elas continuarão produzindo para você.

Abacaxi

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

É perfeitamente possível regenerar um abacaxi a partir de uma sobra da fruta. Você pode ter que esperar um pouco, pois podem levar de dois a três anos, mas certamente impressionará os vizinhos quando estiverem prontos.

As plantas de abacaxi são bromélias e, como todas as outras bromélias, florescem uma vez, produzem um fruto e morrem prontamente. Mas você pode propagar novas plantas desenterrando as plantas pequenas ou "filhotes" na base.

Os abacaxis precisam de espaço - eles precisam atingir 2 metros para florescer e precisam de sol pleno, então é melhor cultivá-los em algo como uma estufa caseira em climas mais frios.

Publicidade

Alho

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Aprender a cultivar alho a partir de sobras em casa quase não ocupa espaço, por isso é fácil se você não tiver espaço externo. Existem dois métodos para tentar - colocar os dentes em uma jarra com água e colher os brotos, ou as folhas de alho, que têm um sabor mais suave do que os bulbos, e cortar em saladas e molhos.

Ou plante cravos do lado de fora como parte de suas ideias de quintal de orçamento de raiz abaixo do solo. O guru orgânico Bob Flowerdew recomenda fazer isso no outono para ver bulbos cerca de cinco meses depois.

Plante alho perto de rosas e árvores frutíferas como um método de plantio complementar, diz ele, pois o cheiro desencoraja as pragas, mas mantenha-o longe de feijões e ervilhas.

Batata

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Você pode cultivar um recipiente inteiro cheio de batatas a partir de algumas sobras de batata com "olhos" sobre elas. Ok, é menos certo do que comprar batatas de semente de centros de jardinagem, mas é grátis e perfeito para uma pequena horta.

Publicidade

Se possível, escolha variedades orgânicas que são menos propensas a terem sido tratadas com produtos químicos retardadores de crescimento para impedi-los de disparar.

Cultive batatas a partir de sobras cortando-as em pedaços e comece na água. Depois de atirarem, plante no chão ou em uma lixeira grande em adubo multiuso, com os "olhos" para cima. Qualquer tipo de batata pode ser usada - você também pode cultivar batata-doce dessa maneira.

Beterraba

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

A beterraba é um dos vegetais mais fáceis de cultivar, então por que não tentar cultivá-la também a partir de restos?

As folhas de beterraba são deliciosas comidas frescas em saladas ou picadas em ensopados, refogados e sopas. A beterraba é outro vegetal que cresce facilmente na água. Use a parte superior do globo cortada com as folhas removidas e as novas crescerão novamente.

Se você puder transplantá-las e cultivar beterrabas no solo do jardim, elas produzirão folhas por mais tempo. Algumas variedades de beterraba têm folhas coloridas particularmente atraentes e estão repletas de coisas boas - contêm ferro, potássio e magnésio, além de vitamina K.

Publicidade

Se as sobras de beterraba estiverem saudáveis, você pode até obter uma segunda colheita em sua horta.

Agrião

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

O agrião é fácil de cultivar, feliz à sombra e repleto de vitaminas e minerais. Você pode facilmente cultivar seu próprio suprimento durante todo o verão a partir de sobras de agrião, seja como microverdes saudáveis no peitoril da janela da cozinha, aconselha Alys Fowler, autor de horticultura, ou ao ar livre em solo úmido ou em uma panela como parte de sua ideias de jardinagem de contêineres.

Comece na primavera, usando os caules que sobraram na água para produzir raízes. Depois disso, coloque em adubo úmido e continue a crescer no peitoril da janela, ou transfira-o para um grande plantador de jardim ou solo úmido em um local sombreado ao ar livre, certificando-se de que nunca seque.

Quais vegetais podem ser cultivados na água?

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Há uma longa lista de vegetais que podem crescer facilmente na água. Os mais fáceis são provavelmente alface, cebolinha ou alho, mas você pode tentar capim-limão, cebola, alho-poró, aipo, cenoura e beterraba também.

Estes são ideais para quem não tem espaço de jardim. Mas, para vegetais de raiz, como batatas, nabos e raízes de cenoura, você realmente precisa plantá-los no solo ao ar livre, em vasos ou canteiros elevados.

Publicidade

Várias das melhores ervas para cultivar em seu jardim também enraízam na água - as mais fáceis são hortelã e manjericão. Mas experimente também alecrim, sálvia, coentro, orégano e tomilho, que são um pouco mais complicados e exigem um pouco mais de paciência.

Como replantar vegetais comprados em feira?

-
Foto: Reprodução/Gardeningetc / Casa.com

Se você estiver interessado em aprender a cultivar vegetais a partir de restos usando vegetais comprados em lojas, certifique-se de procurar vegetais orgânicos sempre que possível ao fazer compras. Isso ocorre porque eles não foram tratados com produtos químicos como retardadores de crescimento, o que pode impedi-los de brotar. Você pode cultivá-los na água ou no solo.

Use os vegetais da maneira normal, mas mantenha os pedaços que você normalmente jogaria fora. Esta é geralmente a base ou toco, onde as placas de crescimento estão situadas - estes são os pedaços que irão iniciar o crescimento.

Você também pode salvar as sobras de sementes de vegetais comprados em lojas - experimente tomates, abóboras, pimentões, pepinos - você precisará salvá-los, mantê-los frescos e secos e semeá-los no momento correto. Você também pode cultivar restos de tubérculos de gengibre e rábano para seus próprios estoques.

Publicidade

Como replantar na água vegetais que você já tem em casa?

Dê uma olhada na sua geladeira e na cesta de vegetais e olhe novamente para os pedaços que sobraram que você jogaria fora. Para culturas de raízes, cenouras e nabos, corte a parte superior dos vegetais e a vegetação que brota dela e comece-os na água.

Para cebolinha, couve chinesa, alface, aipo, alho-poró etc., você precisa da parte de base, geralmente um toco, que você começa na água. E, claro, você pode salvar as sementes de pimentão, tomate e abóbora como acima, para semear novamente.

Se você encontrar restos de agrião ou ervas, comece com cortes de caule - você logo se tornará viciado em cultivar vegetais a partir de restos que iriam para o lixo!

*Via Gardening Etc.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se