5 dicas para organizar um almoço de Páscoa completo

Confira nossas dicas para organizar e preparar um almoço de Páscoa caprichado para toda a família!

29 mar 2024 - 11h00

A Páscoa é uma data muito especial e uma oportunidade para reunir a família em torno de uma deliciosa refeição. Para quem está em dúvidas de como preparar um almoço de Páscoa caprichado, fique tranquilo (a)! O Alto Astral trouxe algumas dicas de como planejar o cardápio sem precisar gastar muito. Confira!

Aprenda a planejar um almoço de Páscoa
Aprenda a planejar um almoço de Páscoa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Saiba a quantidade de convidados

Os alimentos têm uma média de quantidade de consumo para cada pessoa. Então, para evitar que falte ou sobre comida na sua cozinha, saiba de antemão quantas pessoas comparecerão ao seu almoço. Veja a quantidade ideal para cada convidado: 

Publicidade
  • Arroz cru: 80g por pessoa;
  • Salada: 200g por pessoa;
  • Maionese: 150g por pessoa;
  • Peixe: 250g por pessoa;
  • Farofa: 50g por pessoa.

2. Calcule a quantidade de bebida

Também é importante calcular a quantidade de bebida para o almoço de Páscoa. No entanto, é preciso levar em consideração cada tipo de bebida que será servido aos convidados para realizar esse cálculo. 

No caso de água, sucos e refrigerantes, é recomendado uma média de 300 ml por pessoa. Já uma garrafa de vinho serve, geralmente, três pessoas. Assim, fique atento (a) às quantidades! 

3. Aposte em um menu variado

Outro passo importante para organizar o seu almoço de Páscoa é a definição do cardápio. Para conseguir agradar o paladar dos seus convidados, aposte em um menu diversificado, com salada, peixe, arroz branco e chocolate para sobremesa.

4. Pense também nas crianças

As crianças também devem fazer parte do seu planejamento. Crianças de até sete anos costumam consumir 70% a menos em comparação aos adultos. Se o pequeno não gosta de peixe, substitua o prato por uma macarronada, por exemplo. A sobremesa pode ser um delicioso ovo de chocolate. 

Publicidade

5. Opte por peixes mais baratos

Para organizar e preparar um almoço de Páscoa saboroso sem gastar tanto, opte pelos peixes congelados em vez dos frescos ou do bacalhau em iscas ou lascas no lugar do bacalhau do Porto - que tem um preço mais elevado. Peixes como tilápia, filé de cação e merluza têm um preço mais acessível e rendem pratos deliciosos. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se