Em época de streamings, onde é possível assistir uma variedade de filmes e séries sem precisar sair de casa, comer em frente à TV tornou-se um hábito persistente. Mas o que parece ser só um momento de entretenimento, na verdade, pode ser um grande problema para a saúde — em especial, a das crianças.
Ao MinhaVida, a nutricionista Fernanda Esquitino, do Instituto Nutrindo Ideais, explicou os possíveis danos à saúde que comer assistindo à televisão pode acarretar.
"Para começar, o principal problema é o aumento da probabilidade de consumo excessivo de calorias, visto que, comer na frente da televisão faz com que não tenhamos atenção plena em relação ao que está sendo feito, logo, comemos mais do que precisamos. Junto a isso, problemas relacionados a má digestão, já que a mastigação pode ficar prejudica e pouco eficiente".
Ainda segundo a especialista, o hábito de assistir TV comendo algo também pode estar relacionado ao aumento de peso e ao sedentarismo.
"No caso das crianças, é ainda pior, já que além de todas as questões citadas anteriormente, ainda podemos destacar problemas emocionais, ansiedade e falta de manejo social, ou seja, a criança acaba não sabendo como se comportar", alertou a nutricionista.
Leia também: Comer menos pode te fazer viver mais anos: veja como!
Como evitar que os filhos comam em frente à TV?
Para evitar que as crianças comam em frente à televisão, algumas mudanças simples na rotina podem ajudar.
...
Veja também
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Banho de Floresta: como a natureza pode ajudar você a viver melhor e por mais tempo
As cinco áreas da sua casa que você deve limpar no início do ano para restaurar a ordem