Dia Mundial do Café: confira os cinco melhores cafés do mundo!

O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril e, para comemorar, conheça quais são os melhores cafés do globo.

14 abr 2024 - 05h00
Dia mundial do café é celebrado em 14 de abril
Dia mundial do café é celebrado em 14 de abril
Foto: iStock

Hoje (14) é o Dia Mundial do Café, a bebida, popularmente consumida no mundo todo, possui amantes que só conseguem acordar para valer após ingeri-la devido à presença da cafeína, um excelente estimulante. Uma xícara de café quentinha vai bem em vários momentos do dia: depois do almoço, no lanche da tarde com um bolinho, com amigos do trabalho, família e até durante o momento de trabalho ou leitura.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de café do mundo, acompanhado do  Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia. Segundo dados da Embrapa, entre 2022 e 2023, a produção mundial de café incluindo as duas espécies de Coffea arabica e Coffea canephora atingiu o volume total equivalente a 168,2 milhões de sacas de 60kg.

Publicidade

Melhores cafés do mundo

Segundo avaliação realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), que classifica os grãos em tradicionais, superiores e especiais e analisa vários quesitos como aroma, sabor, acidez e uniformidade, os melhores cafés do mundo são:

Black Ivory

Na Tailândia, há um grão de café, chamado de Black Ivory, que custa U$ 1.100 (cerca de R$ 2.200) por quilo e é considerado o mais caro do mundo. O curioso é que esse grão é colhido de fezes de elefantes, segundo o Daily Mail.

O processo é surpreendente: o elefante come, digere e elimina alguns grãos, colhidos de suas fezes, moídos e levados à xícara. Isso porque, segundo pesquisas, as enzimas do animal quebram a proteína do café e deixa a bebida menos amarga.

Hacienda La Esmeralda, Panamá

O grão cultivado no Panamá, processado logo após a colheita, possui sabor único com intensamente floral, levemente doce, rico em acidez e notas frutadas.

Publicidade

Kopi Luwak, Indonésia

O Kopi Luwak é um café colhido das fezes de um animal chamado civeta, uma espécie de gato herbívoro, encontrado na Indonésia que se alimenta desses grãos, que são bem limpos, moídos e preparados para o consumo.

Santa Helena, Ilha de Santa Helena

A ilha Santa Helena, localizada no sul do Oceano Atlântico, produz um café famoso por ser super refinado, elegante, cítrico, com notas de vinho e chocolate.

Montanha Azul, Jamaica

Esse café apresenta um grão que não é amargo e sabor suave, o que o tornam especial e marcante. O plantio é feito a 5.500 metros acima do mar.

A colheita é realizada manualmente, apenas as drupas vermelhas e maduras são aproveitadas.

Como surgiu o dia Mundial do Café? 

A comemoração nessa data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de celebrar a bebida e seus produtores, além de destacar a importância do café na economia global.

Publicidade

A data é uma oportunidade para os consumidores de café conhecerem mais sobre as diferentes variedades e métodos de preparo, e para os produtores de café compartilharem suas histórias e tradições.

Os 10 melhores cafés de supermercado Os 10 melhores cafés de supermercado

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se