Azeite Mantikir Grappolo, produzido em Maria da Fé (MG), foi eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo, conquistando também a segunda colocação no Olio Nuovo Days, evento promovido pelo jornal Le Monde em Paris.
O Sul de Minas foi prestigiado no universo da gastronomia devido ao azeite Mantikir Grappolo. Produzido na cidade de Maria da Fé, no interior do estado, o rótulo foi considerado o melhor azeite do Brasil pelo segundo ano consecutivo, além de alcançar a segunda colocação no Olio Nuovo Days.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O evento, que é promovido pelo jornal Le Monde, foi realizado na terça-feira, 23, em Paris. A vinícola Essenza, responsável pela produção do azeite, também recebeu a Medalha Premium de Ouro pelo rótulo Mantikir Coratina. O Monasto Blend, produzido no mesmo município, também recebeu a mesma medalha.
O Olio Nuovo Days é um festival cultural que tem como objetivo valorizar o azeite de qualidade. No hemisfério há a participação de países como África do Sul, Austrália, Chile, Brasil, Argentina, Peru e Uruguai.
Vale ressaltar que a cultivar Grappolo 541, utilizada na composição do azeite vencedor, é de variedade italiana, mas adaptada às condições da Serra da Mantiqueira.
Dessa maneira, integra o conjunto de 11 cultivares registrados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que é pioneira na pesquisa em olivicultura no país e responsável pela primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, no ano de 2008. A cultivar também é protegida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.