Com cor intensa e sabor marcante, o suco de beterraba é um aliado da saúde e bastante interessante do ponto de vista nutricional e funcional.
"Ele é rico em nitratos naturais, que no organismo são convertidos em óxido nítrico, uma molécula importante para a vasodilatação, melhora do fluxo sanguíneo e da função endotelial. Por isso, o suco de beterraba está associado a benefícios como redução discreta da pressão arterial, melhora da performance física e da resistência ao exercício, além de potencial benefício cardiovascular", explica Dra Isolda Prado, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
A beterraba também fornece antioxidantes (como betalainas), folato, potássio e compostos anti-inflamatórios, contribuindo para a saúde vascular, hepática e intestinal.
"O consumo pode ser feito in natura, preferencialmente batido e sem coar, para preservar fibras e micronutrientes. Uma forma comum é usar cerca de 100 a 200 ml por dia, podendo ser associado a limão, gengibre ou maçã para melhorar o sabor", recomenda a especialista.
Além disso, a médica diz que para quem busca efeito ergogênico (exercício físico), o ideal é consumir cerca de 1 a 2 horas antes do treino. "Vale lembrar que, por conter carboidratos naturais, o consumo deve ser moderado em pessoas com resistência à insulina ou diabetes, e também não é indicado em excesso para quem tem histórico de cálculos renais por oxalato", conclui.