O óleo de coco se tornou um dos produtos populares, especialmente entre quem busca uma alimentação mais natural, por sua fama de ser mais saudável e uma alternativa ao óleo de soja. Mas será mesmo que ee é benéfico?
"Cerca de 90% da composição do óleo de coco é de gordura saturada, um tipo de gordura que, quando consumida em excesso, pode aumentar os níveis de colesterol LDL, o conhecido colesterol ruim, e elevar o risco de doenças cardiovasculares", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.
.
Além disso, o consumo frequente e em grandes quantidades pode aumentar processos inflamatórios no organismo e até sobrecarregar órgãos como os rins e o fígado "Embora pequenas quantidades de óleo de coco possam ser utilizadas em preparações específicas, não há evidências científicas robustas de benefícios significativos para a saúde", complementa.
Qual é a melhor forma de consumi-lo?
O segredo está na moderação. Segundo a especialista, uma quantidade segura costuma ser de 1 a 2 colheres de chá por dia (no máximo 1 colher de sopa), dependendo da alimentação geral e das necessidades individuais. "Ele pode ser usado ocasionalmente, para variar o sabor das preparações, por exemplo, em uma receita de panqueca ou bolinho", conclui.