Hambúrguer à base de plantas aumenta risco de diabetes, diz estudo

Produtos ultraprocessados podem aumentar os níveis de açúcar no sangue

16 abr 2024 - 15h21
(atualizado às 15h24)
Carne de hambúrguer à base de planta pode aumentar níveis de açúcar no sangue
Carne de hambúrguer à base de planta pode aumentar níveis de açúcar no sangue
Foto: iStock

Uma pesquisa recente publicada no American Journal of Clinical Nutrition revelou que o consumo de hambúrguer à base de planta aumenta os níveis de açúcar no sangue. 

O estudo comparou pessoas que consomem a proteína animal e a carne vegana e notou um aumento nesse segundo grupo. Segundo os pesquisadores, uma das explicações pode ser a presença de carboidratos presentes nas carnes fakes, que afetaram os níveis de glicose dos participantes. O grupo que comeu proteína animal apresentou ainda níveis de sódio mais baixos.

Publicidade

Pesquisas anteriores mostravam que dietas à base de plantas reduziam o risco de desenvolver diabetes em 25%, mas segundo os pesquisadores, isso ocorre com pessoas que privilegiam vegetais in natura em vez de produtos industrializados, ultraprocessados com aditivos como aromatizantes, conservantes e corantes.

A nutricionista Emily Gelsomin, do Massachusetts General Hospital, explica que as carnes à base de plantas têm excesso de gordura saturada e sal, o que é prejudicial à saúde do coração.

"As dietas ricas em gordura saturada são associadas ao incremento na incidência de problemas cardíacos e morte precoce, talvez essas não sejam as opções ideais caso suas motivações estejam ligadas apenas à saúde", escreveu ela em um artigo publicado na Harvard Health Publishing.

Se bateu uma vontade de comer um hambúrguer vegano, a melhor opção é prepará-lo em caso, em vez de comprar industrializado. Aprenda a receita de hambúrguer vegano de feijão aqui!

Publicidade

Oito alimentos que não podem ficar fora da geladeira depois de abertos Oito alimentos que não podem ficar fora da geladeira depois de abertos

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações