Doces fitness valem a pena? Nutricionista explica

O que fazer na hora que bate aquela vontade de comer algo bem açucarado? É melhor optar por uma opção mais saudável ou um chocolate? A especialista te conta

1 jul 2024 - 15h51
(atualizado às 16h08)
Nutricionista revela se vale mais comer um doce fitness ou um chocolate
Nutricionista revela se vale mais comer um doce fitness ou um chocolate
Foto: Reprodução/Freepik / Bons Fluidos

Sabe quando bate aquela vontade de comer algo bem açucarado em pleno dia de semana e você não sabe se opta por um doce fitness ou um chocolate? Para não ter mais dúvidas, pedimos para a nutricionista Thaís Barca contar qual alternativa vale mais a pena. Descubra:

Qual a vantagem do doce fitness?

Segundo a especialista, o primeiro fator a se analisar é a meta de saúde. "Há pessoas que têm restrições alimentares, como um diabético. Existem os que possuem preferências em relação a determinados alimentos, além daqueles que têm um objetivo estético ou comportamental e que seguem dietas low carb ou cetogênicas", detalha.

Publicidade

Porém, se não houver limitações, é necessário lembrar que o doce saudável possui ingredientes mais naturais do que os convencionais. "Por exemplo, farinhas integrais, adoçantes mais naturais, mais proteínas, já que elas são adicionadas, e menos gordura saturada. Geralmente, ele é mais adequado para dietas específicas, pois não levam açúcar", detalha.

Menos calorias?

Apesar dos benefícios, nem sempre os doces fitness possuem menos calorias. "Na verdade, na maioria das vezes, eles são mais calóricos", esclarece. Os mais tradicionais possuem certa vantagem por causa do sabor - que muitas vezes pode remeter à alguma memória - são feitos de forma artesanal e, por isso, contêm ingredientes mais simples e menos processados.

O que levar em consideração?

Barca afirma que é necessário levar três pontos em consideração:

  • Moderação: "Independente da sua escolha, seja um doce fitness ou o tradicional, consumir com moderação é o ponto-chave".
  • Comportamento alimentar: "Escute seu corpo. Se um doce saudável satisfaz o seu desejo e se encaixa melhor na sua dieta ou estilo de vida, perfeito. Mas, se você preferir o gosto, o sabor e consumir de forma pontual, aquele famoso docinho também pode ser uma boa escolha. Afinal, não adianta comer uma tigela do doce fitness, pois será um exagero e deixará de ser saudável".
  • Leitura dos rótulos: "Se o produto for de supermercado ou de lojas que vendem artigos naturais, é necessário entender as informações nutricionais. Os primeiros ingredientes são os que estão em maior quantidade e, consequentemente, os últimos são menos abundantes. Por fim, fuja de itens com aquelas palavras estranhas e que você não sabe o que são, pois eles podem ser aditivos químicos".
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações