Patrocínio

Água pura, vinagre ou água sanitária: qual é a melhor forma de higienizar frutas e verduras?

Dica de Chef: lavar seus alimentos frescos apenas com água corrente não é suficiente

7 set 2023 - 05h00
Alimentos frescos, sejam da feira ou supermercado, sempre devem ser higienizados
Alimentos frescos, sejam da feira ou supermercado, sempre devem ser higienizados
Foto: iStock

Sempre que compramos alimentos frescos seja na feira livre ou no supermercado é necessário higienizá-los muito bem antes de consumí-los. Isso garante mais saúde para você e sua família e também maior durabilidade dos alimentos na geladeira.

Existem diversas maneiras de sanitizar os alimentos de maneira segura. As mais eficazes são realizadas com hipoclorito, a famosa água sanitária, e o vinagre.

Publicidade

Água sanitária

Quando usamos a água sanitária para higienizar os alimentos, é importante o cuidado com a proporção e o tipo. Por exemplo, existem águas sanitárias com aroma, essas não são recomendadas para esse tipo de uso.

O ideal é usar a água sanitária sem cheiro, e - para cada litro de água - usar duas colheres de sopa. Assim a proporção é segura.

O alimento deve estar imerso totalmente na água e deve "descansar" de 15 a 20 minutos. Após esse período a água deve ser escorrida e o alimento lavado em água pura corrente. Para que as frutas, verduras e legumes durem mais tempo na geladeira, é importante deixar tudo bem sequinho.

Vinagre

Outra maneira de deixar tudo bem higienizado é usando o vinagre, que é um ótimo bactericida e eficiente na limpeza. Sua proporção é de pelo menos 250 ml, ou seja, uma xícara de chá de vinagre de álcool, para cada litro de água.

Publicidade

O tempo de descanso é de 15 a 20 minutos também. É recomendado enxaguar os alimentos e mantê-los secos para que possam ser armazenados da maneira correta. 

Água corrente antes e depois

É Importante lembrar de antes de fazer o processo de sanitização dos alimentos, lavá-los em água corrente tirando o excesso de terra e outras sujeiras.

Esses são os métodos mais seguros e eficazes para que não haja contaminação da comida. Quanto mais limpo o alimento, menor o risco de contato com bactérias que podem causar doenças gástricas ou infecciosas.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações