'Maid': 5 reflexões valiosas sobre maternidade que precisam de atenção

A nova minissérie de sucesso da Netflix aborda assuntos necessários como violência psicológica e a relação abusiva que pais e filhos podem ter.

24 out 2021 - 14h32

"Quando penso na casa que quero para mim e para minha filha, ela não é grande ou cheia de coisas. Nosso espaço é um lar porque nós amamos uma à outra dentro dele". Frases como esta desenham os dez episódios da minissérie "Maid", da Netflix. A trama foi lançada no dia 1 de outubro e já é a mais assistida da plataforma de streaming, ultrapassando "O Gambito da Rainha", e não por acaso.

Nova-série-da-Netflix-Maid
Nova-série-da-Netflix-Maid
Foto: IMDB/Reprodução / Bebe.com

Aos fãs de histórias baseadas em fatos reais, a minissérie é inspirada na autobiografia de Stephanie Land chamada "Superação: Trabalho Duro, Salário Baixo e o Dever de Uma Mãe Solo". A narrativa revela os percalços enfrentados por Alex ( Margaret Qualley) , uma jovem de 25 anos, que rompe com o marido Sean (Nick Robinson) e precisa criar sua filha Maddy (Rylea Nevaeh Whittet), de três anos, sem nenhuma rede de apoio e fragilizada por profundas agressões psicológicas.

Publicidade

Ainda que se perceba sutis erros de continuação no roteiro e seja necessário questionar estereótipos (principalmente de raça) que cruzam a história, ela é uma aposta promissora para quem está procurando uma produção intensa e que trará assuntos importantes a serem discutidos diante do exercício da parentalidade.

Aqui, listamos cinco problemáticas sociais que a minissérie traz e que valem um olhar atento para entendermos sua complexidade e conseguirmos construir laços mais saudáveis com os pequenos.

< Atenção: pode conter spoilers! <

1. Violência doméstica não é só física! 

A trama já mostra no trailer que um dos grandes embates da protagonista é a percepção de que ela é vítima de violência doméstica, mesmo que não tenha sofrido nenhuma agressão física.

Publicidade

Quem está do outro lado da tela, revivendo as memórias da personagem junto com ela, percebe com clareza o porquê dela poder ser uma das vítimas que buscam o abrigo destinado a mulheres violentadas dentro de casa. Só que o processo de entendimento da protagonista é longo e não linear.

A cada episódio, vemos as feridas internas de Alex expostas enquanto ela tenta processar que seu parceiro está sendo abusivo ao fazer jogos psicológicos - levando-a a questionar a própria sanidade -, culpabilizá-la por não continuar no relacionamento e tentar controlá-la usando a filha como moeda de troca.

2. O amor de mãe (e pai) nem sempre é saudável

Questionando o amor romântico em que socialmente a maternidade e a paternidade estão inseridos, a minissérie tem uma narrativa importante sobre família nem sempre ser um vínculo saudável e que precisa ser mantido a qualquer custo.

A jornada de Alex mostra que a criação de Maddy seria mais leve se ela pudesse contar com os avós da garotinha. Inclusive, a protagonista tenta manter os laços familiares apesar dos traumas causados pelos pais. Mas é pela própria pequena que ela percebe que é necessário rompê-los, para que consiga manter-se sã e proporcionar uma história diferente da sua para a filha.

Publicidade

Apenas tenha em mente que perceber isso não é fácil. Como mostra a personagem, reconhecer a influência dos padrões amorosos repetidos pela sua mãe Paula (Andie MacDowell) - que na vida real, é também mãe da atriz protagonista -, assim como as marcas deixadas pela violência cometida pelo pai, são processos carregados de idas e vindas.

Alex-e-a-mãe-Paula-durante-a-serie-Maid
Foto: IMDB/Reprodução / Bebe.com

3. Está tudo bem se afastar da sua família

E é exatamente pelo item anterior que é perceptível que a protagonista faz de tudo, dando até mais chances do que seu emocional suporta, para tentar manter suas figuras de referência por perto. Mas não é possível e está tudo bem, porque mães e pais podem ser tóxicos e acabarem reforçando comportamentos que você não quer que façam parte da maneira de criar seu filho.

Só que, assim como aconteceu com Alex, a percepção destas relações dolorosas e a decisão de afastar-se delas podem exigir ajuda psicológica especializada. Ela a ajudará a lidar com memórias difíceis, colocar-se em primeiro lugar mesmo diante de ameaças emocionais e construir a sua própria identidade como mãe.

Maid-novo-sucesso-da-Netflix
Foto: IMDB/Reprodução / Bebe.com

4. Mães não devem ser obrigadas a cuidar de todos

Outro estigma social que fragiliza tanto fisicamente quanto emocionalmente as mães é a espera (mesmo inconsciente) de que elas assumam a responsabilidade de manter a família unida e cuide de quem precisar, inclusive dos próprios pais.

Publicidade

Este tipo de expectativa dialoga com o problemático ideal do instinto materno, no qual se defende que toda mulher nasce pronta para ser mãe e disposta a cuidar de todos que estão por perto.

Como mostra a jornada da protagonista, este tipo de cobrança resulta em um espiral perigoso às mulheres. Ele é responsável pelo desgaste físico, com sobrecarga de tarefas que vão além do seu exercício materno, somando-se às feridas emocionais, já que a mãe pode acabar se sujeitando a circunstâncias abusivas para não decepcionar a família.

5. Romper o ciclo de agressão é uma luta diária 

Alex-e-Sean-em-Maid
Foto: IMDB/Reprodução / Bebe.com

Em um mundo perfeito, conseguiríamos entender o que é viver em relacionamentos amorosos e familiares abusivos e não repetir o que foi vivido com os nossos filhos. Mas Alex mostra que as tentativas são carregadas do medo de repercutirmos o que nos foi ensinado como certo. A complexidade da situação lembra, mais uma vez, que está tudo bem pedir por ajuda.

Entre erros e acertos, tenha em mente que você está fazendo o que está ao seu alcance e a consciência é o primeiro passo para desconstruir padrões emocionais. São nas ações do dia a dia que é possível afastar-se da maternidade que você não acredita (mesmo tendo sido criada dentro dela) e abraçar o que faz sentido para você e seu filho.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações