As doenças cardiovasculares afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando a qualidade de vida e aumentando a necessidade de atenção à saúde do coração. Fatores como pressão arterial elevada, colesterol alto, inflamação crônica, sedentarismo e alimentação desequilibrada contribuem para o desenvolvimento de condições como hipertensão, aterosclerose e insuficiência cardíaca. Estratégias nutricionais que incluem alimentos ricos em compostos bioativos vêm sendo estudadas como aliadas na prevenção e no suporte à saúde do coração. E um deles é a beterraba.
A importância da beterraba para a saúde do coração
O médico cardiologista, Fillippo Savioli, profissional parceiro da Plant Power, explica que a beterraba é fonte de nitratos naturais. E, no organismo, esses são convertidos em nitrito e, posteriormente, em óxido nítrico, um composto que promove a vasodilatação e melhora o fluxo sanguíneo. "O óxido nítrico contribui para a redução da pressão arterial, favorece a oxigenação dos tecidos e ajuda na função endotelial, essencial para a saúde do coração", afirma
Além dos nitratos, micronutrientes, tais quais ferro e vitaminas do complexo B, desempenham papel relevante na saúde cardiovascular. "O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, facilitando, assim, o transporte de oxigênio no sangue. Enquanto isso, as vitaminas do complexo B participam do metabolismo energético e na redução de homocisteína, um aminoácido relacionado ao risco de doenças cardíacas". A ingestão adequada desses nutrientes, então, pode apoiar a função imunológica, a disposição e a capacidade de recuperação após atividades físicas.
O médico, por fim, ressalta ainda que a combinação de alimentos funcionais com suplementação adequada pode oferecer benefícios adicionais. "Para pessoas que apresentam deficiência de ferro ou necessitam de maior aporte de nitratos para desempenho físico ou saúde cardiovascular, suplementos à base de beterraba, enriquecidos com ferro e vitaminas do complexo B, podem ser uma estratégia eficiente quando usados sob orientação profissional", finaliza.
*Matéria feita em parceria com Letícia Bandeira, da Approach