São Paulo está vivenciando um dia de muita ventania nesta quarta-feira (10) e, por isso, há mais de um milhão de imóveis sem luz. Outro local afetado foi o Parque do Ibirapuera, que decidiu fechar os portões, pelo menos, por hoje. Entenda:
Parque Ibirapuera fecha devido à ventania
Em um comunicado divulgado pelo Story da conta oficial do Instagram, o Parque Ibirapuera explicou as consequências da ventania: "A Urbia, concessionária que administra o Parque Ibirapuera, informa que, por determinação da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o parque e as atrações de Natal estão fechados ao público nesta quarta-feira (10), em decorrência dos ventos fortíssimos que atingem a região".
Já segundo o portal 'Folha de Curitiba', devido à queda de uma árvore centenária na Avenida Quarto Centenário, o que também interditou a via. Por isso, o parque foi evacuado com cuidado.
Atração do Quebra-Nozes
Por fim, para quem ia à atração do Quebra-Nozes, a equipe também cancelou o evento. "Em razão desse fechamento, a apresentação do espetáculo o 'Quebra-Nozes', prevista para hoje, está cancelada. Informamos que todos os ingressos serão reembolsados conforme as políticas de compra. Agradecemos a compreensão de todos", concluiu.
Novo parque em São Paulo irá proteger a Mata Atlântica
A paisagem natural entre Cotia e Ibiúna ganhou um novo capítulo em sua história ambiental. O Governo de São Paulo anunciou a criação do Parque Estadual do Morro Grande, convertendo a antiga reserva florestal em uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral. A categoria é exclusiva à preservação da natureza e ao uso indireto dos recursos naturais. A mudança marca um avanço importante para a proteção da Mata Atlântica e reforça o papel estratégico da região na segurança hídrica da Grande São Paulo.
Dessa forma, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) será responsável pela administração, por meio da Fundação Florestal. Agora, passa a integrar o conjunto de áreas protegidas do Estado. Ademais, com mais de 10 mil hectares de vegetação nativa, o Morro Grande é essencial para a manutenção das nascentes e cabeceiras do rio Cotia. Ele, por sua vez é um dos sistemas responsáveis pelo abastecimento de água para mais de 400 mil pessoas da Região Metropolitana de São Paulo. e leia a matéria completa.