Dados da Royal Canin, empresa especializada em nutrição animal, apontam que a obesidade afeta cerca de 60% dos gatos. Esse cenário preocupante tem incentivado especialistas a desenvolver novos tratamentos. Segundo a biofarmacêutica norte-americana Okava Pharmaceuticals, os medicamentos do grupo GLP-1, como Ozempic e Mounjaro, apresentam potencial para proteger os felinos, atuando de forma semelhante ao que ocorre em humanos, mas com adaptações.
Tratamento contra a obesidade em gatos
Os pesquisadores da instituição iniciaram recentemente a fase de testes do remédio inibidor do GLP-1, capaz de auxiliar no controle de peso dos pets. A variação do tratamento, desenvolvida propriamente para uso animal, atua de forma semelhante às versões originais: imita o hormônio peptídeo, responsável por estimular a produção de insulina, retardar a digestão e promover a sensação de saciedade.
Dessa forma, provoca mudanças no apetite e auxilia na perda de gordura. O medicamento para felinos, no entanto, se diferenciará das canetas emagrecedoras por ser aplicado como um implante injetável. Esse dispositivo, maior do que um microchip, terá validade de até seis meses, o que facilita os cuidados com pets acima do peso. Além disso, os pesquisadores acreditam que a intervenção também poderá combater diabetes e doença renal crônica, inclusive em cães.
Entretanto, ainda são necessários estudos para comprovar sua eficácia. Os resultados da análise inicial, feita apenas com gatos, têm previsão de anúncio entre junho e setembro do ano que vem. Posteriormente, a Okava Pharmaceuticals pretende solicitar a autorização da Food and Drug Administration, a agência reguladora dos Estados Unidos, e expandir os testes para outros animais.
"Até que os vejamos em prática com uma população maior, não poderemos tirar conclusões. Por isso, é animador ver essas empresas avançando rapidamente", afirmou o veterinário e consultor da empresa Ernie Ward, em entrevista ao 'The New York Times'.
Ajude um pet
O futuro Ozempic para gatos é uma forma de preservar a saúde e o bem-estar dos bichinhos, mas você também pode contribuir apoiando ONGs defensoras da causa animal. A AuMiAu, por exemplo, realiza um trabalho inspirador ao ajudar pets que precisam de um lar. Confira as redes sociais da organização: