Hoje, se comemora o Dia Internacional do Direito dos Animais. Esta data foi criada pela organização não governamental inglesa, Uncaged, em 1998. E o objetivo é reforçar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que a Liga Internacional dos Direitos dos Animais criou em 1977.
Atualmente, a importância deste momento está em mostrar que os animais são seres sencientes, que sentem e sofrem. E, por isso, mostra, para todos os cidadãos e governos, que esses seres vivos também têm direitos. Ademais, convida as pessoas a refletir sobre o tratamento dado a eles e a responsabilidade coletiva dos seres humanos de dar bem-estar, dignidade e proteção. Até porque, nós somos capazes de dar voz aos nossos amigos de patas.
Projeto de Lei promete ajudar ONGs de cachorros e gatos
Atualmente, há 30,2 milhões de cachorros e gatos vivendo em situação de abandono no Brasil, segundo um levantamente feito pela Mars. Dessa forma, perante este cenário, o delegado Matheus Laiola, o deputado Felipe Francischini, além de marcas como Pedigree, Whiskas e Royal Canin criaram um projeto de lei para ajudar ONGs que cuidam de cachorros e gatos, a chamada Lei de Incentivo à Adoção e Proteção Animal. Saiba mais detalhes:
Por enquanto, o projeto que cria a Lei de Incentivo à Adoção e Proteção Animal, se aprovado, promete ajudar quem contribuir com doações para ONGs que trabalham com cachorros e gatos. Mais especificamente, aqueles que doarem para as instituições, terão a dedução do Imposto de Renda - ou seja, o valor final do IR será menor. No caso de pessoas físicas, até 6%, já para empresas, o valor poderá diminuir até 1%. e leia a matéria completa.