Harvard é um dos exemplos quando se trata de suas pesquisas. Sendos assim, pegamos cinco dicas de alunos da universidade norte-americana para você aplicar no seu estudo. Confira:
5 dicas de estudo usadas pelos alunos de Harvard
- Faça perguntas: Em vez de simplesmente ficar relendo, assim que terminar um capítulo, feche o livro e escreva algumas perguntas. Em seguida, as responda de memória. Isso vai forçar seu cérebro a trabalhar mais e criar retenção a longo prazo.
- Simplifique: Outra das dicas de estudo dos alunos de Harvard é escolher um tópico e explicá-lo para si usando poucas palavras. Faça isso de forma simples.
- Faça pausas: Ademais, é recomendado também que siga 50 minutos direto estudando, e pause por 10. Faça isso algumas vezes seguidas.
- Relembre: Depois de ter feito tudo isso em um dia, nas 24 horas seguintes, revise tudo o que estudou.
- Importância do ambiente: Por fim, o local em que você estuda também é essencial. Isso porque um lugar sem distrações, limpo e quieto lhe ajuda a concentrar. Vale também colocar uma música tranquila para tocar.
Hora dos estudos: conheça diferentes métodos e escolha o melhor
Dedicar-se aos estudos por horas e, ainda assim, sentir que pouco foi absorvido pode ser frustrante. Mas saiba que isso pode ter menos a ver com o tempo investido e mais com a forma como você estuda. Encontrar um método que combine com seu estilo de aprendizagem pode fazer toda a diferença - trazendo mais eficiência, leveza e até prazer ao momento de concentração.
Para ajudar nesse processo, reunimos aqui diferentes técnicas de estudo que podem ser grandes aliadas na preparação para provas, vestibulares ou qualquer jornada de conhecimento. e leia a matéria completa.