No mundo todo, há 24 milhões de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia - como aponta a Organização Mundial da Saúde - e dessas, 547 mil estão no Brasil. Isso é o que diz um relatório feito pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Saiba mais:
Mais de meio milhão de brasileiros possui esquizofrenia
Esta quantidade equivale a 0,34% da população adulta da nação. Ademais, o público mais afetado pela esquizofrenia é composto por homens, pessoas com 40 a 59 anos, que não possuem emprego formal, são de baixa renda e moram em áreas urbanas.
Apesar disso, os especialistas acreditam que esta estimativa ainda é baixa, pois o acesso limitado ao tratamento psicológico possibilita com que haja muitos outros brasileiros com o transtorno mental.
Sobrecarga e imediatismo afetam maior parte dos brasileiros
Um novo retrato do comportamento mundial acaba de ser divulgado pela 9ª edição do relatório Global Trends, da Ipsos, com dados coletados em 43 países. O estudo mostra um planeta em clima de tensão geopolítica, insegurança econômica e crescente desgaste emocional. No Brasil, esse cenário se traduz em um movimento marcante: a busca por autonomia individual como forma de autoproteção dos brasileiros.
Segundo a pesquisa, 85% dos brasileiros colocam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional acima do sucesso na carreira, refletindo uma mudança de prioridades. Em um contexto percebido como instável, o desejo de viver o presente fala mais alto do que a antiga corrida por conquistas externas. e leia a matéria completa.