Quando um pequeno Terrier, de apenas seis semanas, foi encontrado em uma lixeira no sul de Oxfordshire, na Inglaterra, parcialmente cego e com ferimentos severos, suas chances de sobrevivência eram baixas. Com os cuidados do centro de resgates Blue Cross Burford, no entanto, o cachorro não somente se recuperou, como, em pouco dias, conquistou uma nova família.
Início do tratamento
De acordo com Noosh Ashmead-Bartlett, coordenadora da ONG, o estado do cãozinho, chamado Dennis, era realmente preocupante. Isso porque, além dos machucados com alto risco de infecção, ele sofria com desidratação e parecia não ter se desenvolvido adequadamente devido à falta de alimento, o que resultou em uma pesagem de apenas 1,75 kg.
"Quando fui buscá-lo no abrigo de animais abandonados, não esperava que ele fosse tão pequeno. Ele cabia numa caixa de transporte para gatos. Era absolutamente minúsculo. Nunca vi um cão da idade dele tão pequeno e magro, e com tantos ferimentos", relatou em um comunicado.
Para recuperar a saúde, o filhote passou por atendimento médico e recebeu tratamento específico, incluindo o uso de pomada antisséptica nas feridas e nutrição intravenosa. Durante os cuidados, a equipe também identificou que o medo o impedia de andar e que ele convivia com surdez. Noosh conta que Dennin "não conseguia ouvir o que você estava dizendo nem se localizar".
Cachorro ganha novo lar após adaptação
Os voluntários, então, avaliaram que o canil não seria um ambiente apropriado para o animal e o encaminharam para um lar temporário, com experiência no cuidado de filhotes com deficiência. Nos primeiros dias, no entanto, segundo relatos, ele se mostrou muito retraído e nervoso. Por isso, em busca de enfrentar as dificuldade, o centro ajustou o processo de adaptação, passando a ensinar comandos diferentes, adequados às suas necessidades.
"Se entrássemos no quarto, batíamos os pés no chão para que ele sentisse as vibrações e soubesse que estávamos nos aproximando. E quando íamos pegá-lo no colo, dávamos uns tapinhas leves nele para que ele entendesse o que essas coisas significavam", afirmou a coordenadora.
Assim, Dennis conseguiu se recuperar, aprender a andar e ganhar confiança para interagir com os visitantes que poderiam se tornar sua nova família. E, apenas 24 dias após ser encontrado em uma lixeira, o cachorro ganhou um lar. "É maravilhoso e tudo o que poderíamos ter desejado para ele. Ele tem uma vida nova e incrível pela frente", comemorou Noosh.
Esse final feliz foi possível graças à atuação do Blue Cross Burford, que, com o auxílio de apoiadores e doações, atua na recuperação de animais doentes e abandonados. Se você também quer ajudar nesse processo, confira as redes da ONG: