A música do 'Fantástico' toca, e é como se fosse a introdução de um filme de terror. Então a ansiedade bate quando você se lembra que é o fim de domingo, o dia seguinte já é segunda, ou seja, tudo vai começar de novo. O impacto é tamanho, que a busca "ansiedade domingo", no Google Trends, cresceu 61% neste ano. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Fiocruz, de 2024, 35% dos brasileiros possuem insônia neste dia específico.
O que é a Síndrome do Fantástico?
Na verdade, o nome que os especialistas dão - portanto, o correto - é Síndrome do Domingo à Noite. Momento em que a mente está descansando, mas, ao mesmo tempo, está pensando que "amanhã é segunda-feira", e então vem o medo de perder o controle da vida.
A ansiedade de domingo é um contraste ao sentimento antigo de tranquilidade. Antes, era a família reunida no almoço e cochilo no meio da tarde. Hoje, ocorre a tentativa de performar a todo custo - exercício físico feito, leitura em dia e três episódios daquela série assistidos. Tudo para ter o que contar no dia seguinte, pois "não fiz nada demais" não é mais tão bem visto. É uma época em que a humanidade não para mais.
Quando a ansiedade de domingo surge
Na visão dos especialistas da saúde mental, não é o medo do trabalho em si, mas da possível incapacidade de cumprir as metas, responder todas as mensagens e conseguir descansar. Segundo pesquisas realizadas pelo MindMiners neste ano, sete em cada dez brasileiros ficam tensos subitamente nas últimas horas de domingo. Isso porque, às 20h, o cérebro ativa o modo alerta, e com o rolar das redes sociais, a culpa chega, já que as pessoas se deparam com amigos na praia, jantares em restaurantes chiques e dias que, aparentemente, foram super produtivos.