7 lanchinhos práticos para curtir o Carnaval sem passar aperto

Chegou aquela época do ano em que muita gente gosta de sair, se divertir, passar horas na rua e, naturalmente, a alimentação acaba ficando para "quando dá"

14 fev 2026 - 18h11

O Carnaval é aquela época do ano em que muita gente gosta de sair, se divertir, passar horas na rua e, naturalmente, a alimentação acaba ficando para "quando dá" e com "o que tiver por perto". E está tudo bem, pois é um período curto dentro de um ano inteiro de rotina alimentar. Uma exceção à regra não vai definir sua saúde.

O Carnaval é aquela época do ano em que muita gente gosta de sair, se divertir, passar horas fora e, naturalmente, a alimentação fica de lado
O Carnaval é aquela época do ano em que muita gente gosta de sair, se divertir, passar horas fora e, naturalmente, a alimentação fica de lado
Foto: depositphotos.com / IgorVetushko / Bons Fluidos

Mas existe um ponto importante e que merece muita atenção: o calor intenso e a procedência dos alimentos consumidos na rua. Em dias muito quentes, alimentos mal armazenados podem estragar mais rápido e acabar com a sua folia. Pensando nisso, separei algumas opções de lanchinhos práticos, simples, fáceis de levar na bolsa e que não precisam de refrigeração. Assim,  eles vão te ajudar a manter a energia sem passar aperto.

Publicidade

7 lanchinhos práticos para o Carnaval

Mix de castanha

Uma opção prática, nutritiva e fácil de transportar, ele fornece gorduras boas, minerais e ajuda a manter a saciedade durante o dia.

Sugestão de composição:

2 castanhas-do-pará

6 castanhas de caju ou amêndoas

Publicidade

4 nozes ou macadâmias

2 unidades de fruta seca (ex: damasco)

Chips de legumes assados

Chips de batata-doce, mandioquinha, cenoura ou beterraba são ótimas alternativas aos snacks ultraprocessados, mas prefira versões caseiras ou com poucos ingredientes.

Barra de proteína de qualidade

Uma opção prática, desde que bem escolhida, é a barra de proteína. Então dê preferência àquelas com uma lista curta de ingredientes, com boa quantidade de proteína, fibras e sem adoçantes do tipo poliol (como sorbitol, maltitol ou xilitol), que podem causar estufamento.

Bebida proteica pronta

Hoje, existem bebidas proteicas que não precisam ficar na geladeira antes de serem abertas. Além disso, são fáceis de encontrar e práticas para levar. Fique atento ao rótulo e prefira opções sem polióis e emulsificantes, tais quais carragena e carboximetilcelulose, que podem causar desconforto gastrointestinal.

Publicidade

Sanduíche integral simples

Pão integral + pasta de atum ou frango desfiado bem temperado com azeite e sal. Evite maionese e em dias muito quentes, consuma nas primeiras horas.

Wrap integral

Wrap ou pão folha integral recheado com homus, frango desfiado ou pasta de grão-de-bico. É fácil de embalar e comer na rua.

Bolo salgado individual

Bolinhos salgados caseiros feitos com ovos, legumes e farinha de aveia ou arroz são práticos, sustentam bem e não estragam facilmente se transportados corretamente.

Não deixe a hidratação de lado no Carnaval

E não esqueça da hidratação alterne água, água de coco e isotônicos (especialmente se estiver suando muito). A hidratação adequada ajuda a manter a energia, evita mal-estar e contribui para que você aproveite todos os dias de folia. Organizar-se previamente com opções de lanches práticos e seguros é uma atitude que favorece não apenas a manutenção da energia durante o Carnaval, mas também a prevenção de desconfortos gastrointestinais e outros imprevistos comuns nessa época do ano. Com escolhas conscientes e adequadas ao contexto de calor intenso e longos períodos fora de casa, é possível vivenciar a folia com mais equilíbrio, bem-estar e prazer, sem comprometer a saúde.

*Texto da nutricionista Luíza Chedid (CRN 3 66901)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se