Oferecimento

Cloud Dancer: o que o Feng Shui diz sobre a cor do ano 2026?

Vem descobrir como usar a cor em cada ambiente da sua casa

24 dez 2025 - 08h00

Especialistas em Feng Shui explicam o significado energético da tonalidade e os melhores usos para cada ambiente da casa

A Pantone divulgou sua Cor do Ano 2026, tendência global que influencia design, moda, arquitetura, decoração e comportamento. Cloud Dancer (PANTONE 11-4201) é a tonalidade escolhida e se caracteriza por ser um branco suave, arejado e elevado, descrito pela marca como "um sussurro de calma e paz em um mundo barulhento".

Foto: Revista Malu

Segundo a Pantone, Cloud Dancer simboliza uma influência tranquilizante e convida à introspecção. O que permite uma sensação de página em branco e uma abertura para novos começos. Para designers e arquitetos, a cor é apresentada como uma base neutra, futurista e altamente versátil, capaz de criar contrastes limpos e ampliar possibilidades criativas.

Publicidade

"O branco é um tom que resulta da mescla de todas as cores do espectro visível, enquanto radiações. E as cores, vocês sabem, têm comprimentos de ondas e pulsações diferentes. Então, o branco é a soma de todas essas radiações e a cor universal da paz. Assim como representa também um passo rumo ao equilíbrio e a serenidade tão necessária neste mundo turbulento", declarou Bianca Lilahnne, CEO da Lexus Groupe e expert em cores em tendências, responsável pelo anúncio da novidade nos canais oficiais da Pantone no Brasil.

O que a cor branca representa no Feng Shui?

As arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, explicam que o Feng Shui é uma prática milenar chinesa. Ela estuda a relação entre as pessoas, os ambientes e os fluxos naturais de energia, buscando criar espaços mais equilibrados, saudáveis e favoráveis ao bem-estar.

Uma de suas principais ferramentas é o baguá, um mapa dividido em nove áreas (guás) que representam diferentes aspectos da vida: prosperidade, sucesso, relacionamentos, saúde, criatividade, trabalho, sabedoria, amigos e família. Cada guá está associado a um elemento da natureza (madeira, fogo, terra, metal ou água). E, consequentemente, a cores específicas que ajudam a ativar a energia daquele setor.

"Dentro do Feng Shui o branco é a cor da clareza mental. Ele representa o guá da Criatividade e o elemento Metal, que organiza, afia o pensamento, facilita decisões e abre espaço para novas ideias. Ele traz calma e leveza aos ambientes e ajuda a conduzir a energia de forma fluida", afirma Bel. A arquiteta continua dizendo que o elemento Metal nos ajuda a tomar decisões em meio ao caos de informações que recebemos hoje. Segundo ela, "o metal nos ajuda a fazer o corte entre "isso sim" e "isso não". E o branco é uma cor que vem para ajudar a fechar as "abas em excesso que estão abertas" nas mentes das pessoas e trazer a calma para decisões, melhorando inclusive a paz interior".

Publicidade

No entanto, por ser uma cor fria, a especialista alerta para o uso com cautela. "O branco puro em excesso pode transmitir distanciamento e introspecção, e deve ser equilibrado com tons e materiais acolhedores em espaços como quartos e salas", orienta.

Como aproveitar a energia da cor do ano 2026?

"No caso do Cloud Dancer, que é um branco suave e levemente acinzentado, o uso é especialmente indicado em locais de cuidado e que demandam clareza mental, como clínicas médicas e de psicologia, por exemplo. Em casa, por ser um tom neutro, ele pode servir como base na sua decoração dando cor às paredes que vão receber quadros e outros elementos decorativos", sugere Tef.

A arquiteta acrescenta que a tonalidade mais suave traz serenidade e um convite a relaxar: "é uma ótima cor para a roupa de cama. Uma cama toda nesse tom de branco mais pastel é uma boa pedida para uma noite de sono tranquila". Tef indica ainda o uso de almofadas e mantas em tons terrosos para ampliar o aconchego e complementar a decoração.

As arquitetas também reforçam que ambientes totalmente brancos reduzem a vitalidade do espaço e prejudicam o fluxo energético. "É importante lembrar que o Feng Shui trabalha com movimento, equilíbrio e calor humano. Se usamos apenas branco, eliminamos nuances essenciais, como textura, contraste e profundidade emocional. O Cloud Dancer pode funcionar melhor como uma base ou pano de fundo para cores que ativam outras intenções", orienta Bel.

Publicidade

Bel e Tef explicam que a aplicação ideal de Cloud Dancer depende da intenção energética que se deseja ativar no ambiente. Para elas, a cor funciona melhor em espaços que pedem clareza e leveza, como escritórios, áreas de estudo e locais de meditação. Em salas e quartos, pode aparecer em cortinas, roupas de cama, luminárias e objetos decorativos, sempre equilibrada com madeira, fibras, tons quentes ou terrosos para evitar frieza e garantir acolhimento e movimento energético.

Revista Malu
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações