Brinco-de-princesa: como plantar e cultivar a flor

Confira dicas de paisagista sobre vaso, rega, adubação e poda do Brinco-de-Princesa

7 set 2023 - 19h35
-
-
Foto: Nicolas Ramirez/Wikimedia Commons / Casa.com

O brinco de princesa ( Fuchsia hybrida) é uma flor com uma cor marcante. Também chamada de fúcsia, ela é conhecida pelas suas pétalas pendentes. Confira as dicas da paisagista Priscila Tressino, da PB Arquitetura, para cultivá-la.

História

Segundo o portal Gardenind Etc, as fúcsias foram descobertas por Charles Plumier (1646-1704), um monge e botânico francês no sopé da "Hispaniola", hoje parte do Haiti e da República Dominicana. Em 1703, Plumier publicou o nome de sua descoberta como Fuchsia triphylla, flore coccineo, em homenagem a Leonhard Fuchs, médico e botânico alemão. A flor virou uma febre na Era Vitoriana.

Publicidade

Como plantar e cultivar Brinco-de-princesa

-
Foto: Elias Rovielo/Flickr / Casa.com

Vaso

A recomendação da profissional é escolher um vaso com drenagem adequada e solo rico em matéria orgânica. A melhor época para plantio é na primavera, até o início do verão.

Iluminação

"Quanto a luz, o Brinco-de-Princesa prefere sol indireto, com cuidado principalmente durante as horas mais quentes do dia, para não queimar as folhas", afirma a paisagista.

-
Foto: David J.Stang/Wikimedia Commons / Casa.com

Rega

Com relação à rega, você deve manter o solo úmido, mas não encharcado. Evite molhar as folhas.

Fertilização

"A adubação deve ser feita durante as estações de crescimento (primavera e verão) com fertilizante balanceado, uma vez por mês", explica a paisagista.

Publicidade
-
Foto: Prenn/Wikimedia Commons / Casa.com

Poda

Se você quer mais flores ou ajustar a forma da planta, faça a poda do Brinco-de-Princesa removendo flores murchas e ramos muito longos.

"Faça o transplante de vaso a cada 2 ou 3 anos para renovar o solo e dar mais espaço para desenvolvimento das raízes", completa Priscila.

Pragas mais comuns

A paisagista afirma que as pragas mais comuns são pulgões, ácaros e cochonilhas. "Previna com inseticida ou óleo de neem, evitando molhar as folhas", fala.

Temperatura

O Brinco-de-Princesa não gosta de frio, então tome cuidado com temperaturas baixas e geadas. "Você pode leva-la para dentro de casa, mantendo ao lado da janela ou em uma varanda como abrigo durante este período", sugere Priscila.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se