Paris: anãs fazem sucesso em desfile e desafiam padrões

Ação visa promover valores como a igualdade, independentemente do físico e das medidas de cada pessoa

3 out 2015 - 13h41
(atualizado em 4/10/2015 às 12h45)
Anãs desfilam em Paris e mostram outra perspectiva da moda
Video Player

Uma dezena de jovens de menos de 130 centímetros de altura desfilaram em Paris em uma iniciativa que busca "combater os ditados discriminatórios da beleza e apresentar outra perspectiva à indústria da moda".

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

A Dwarf Fashion Show aterrissou na capital francesa após ter passado por Nova York, em uma terceira edição que quer dar aos anões confiança em si mesmos e promover valores como a igualdade, independentemente do físico e das medidas de cada pessoa.

Foto: EFE

Durante o desfile, que aconteceu na última sexta-feira (2), no Ministério de Cultura da França, dez modelos não profissionais de diferentes cantos do mundo vestiram peças carregadas de cor, recortes, plumas e lantejoulas, criados pela agência nova-iorquina Creative Business House, fundada por Myriam Chalek. "Tenho problemas para encontrar roupa para mim", confessou Jordanna, uma das jovens modelos, que acrescentou que seus ombros "são muito estreitos" e sua cintura "pequena, mas os quadris largos". "É difícil encontrar roupa que se adapte ao meu corpo corretamente e este vestido se ajusta como uma luva", disse.

As modelos, que posaram com descontração e alegria durante o show em uma versalesca sala do Ministério, usavam penteados naturais e cabelos soltos com ondas marcadas, além de maquiagem festiva, mas discreta.

Foto: EFE

A última roupa do desfile foi um terninho curto de noiva, com saia de voil e cauda de plumas em um estilismo que surpreendeu os convidados: "parece um anjo", avaliaram alguns. "Mais do que um evento se trata de uma organização que pretende ajudar as pessoas de tamanho pequeno e encontrar um lugar no mundo da moda, um mundo que está completamente fechado para eles", explicou Doniya, co-organizadora do desfile.

Publicidade

Ela destacou a necessidade de que se produzir uma mudança no mundo da moda para valorizar outros tipos de beleza. "Acredito que não há muitas pessoas que sofram de nanismo e se dediquem profissionalmente à moda, mas pode ser que este projeto seja um começo para marcar a mudança", avaliou.

Outras marcas como Nuxe, Benefit Cosmetics e Make up Forever, colaboraram com o projeto, fornecendo maquiagem e maquiadores profissionais.

Creative Business House é uma companhia de referência nos Estados Unidos para estilistas e desenhistas que buscam assessoria legal ou logística no desenvolvimento de seu trabalho. "The Dwarf Fashion Show" viajará para Dubai e Tóquio nos próximos meses, e continuará apostando na mudança dos padrões da indústria.

Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se