K-Beauty: Tendência de beleza cresce no Brasil e é tema de workshop gratuito; entenda o que é

A Coreia do Sul se tornou referência estética após as técnicas e práticas usadas por coreanas em sua rotina de autocuidado viralizar

8 ago 2025 - 10h14

Mestre em exportar tendências, a Coreia do Sul conseguiu emplacar mais um costume: o K-Beauty, sigla para korean beauty - "beleza coreana', em tradução livre.

A tendência não é nada mais do que seguir as técnicas e práticas usadas por coreanas em sua rotina de beleza.

Publicidade

Desde então, produtos asiáticos ganharam cada vez mais espaço no mercado de cosméticos e marcas de outros países passaram a investir em ativos para cuidar da pele na composição de maquiagens, assim como na Coreia do Sul.

Amanda Mituyama, influenciadora digital de beleza com mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, conta que o K-Beauty mudou sua rotina de autocuidado.

"Foi um mundo novo. Eu estava muito presa no de sempre: creme, sabonete e protetor solar. E eu comecei a descobrir uma gama de produtos tão diferentes... São produtos que eu não conhecia antes, mas hoje em dia eu não consigo mais viver sem", explica ao Estadão.

Como exemplo, ela citou os toner pads, discos de algodão embebidos em tônico facial e as sheet masks, máscaras faciais descartáveis de algodão.

Publicidade

A influenciadora se mostra feliz com o crescimento do K-Beauty no Brasil. "Não vejo muita resistência para testar, porque é muito sobre autocuidado, cuidar de si mesma. Eu vejo cada vez mais pessoas aderindo."

Mariana Akemi, que também é criadora de conteúdo nas redes sociais, conta que seu primeiro contato com o K-Beauty foi aos 15 anos de idade, quando passou a procurar técnicas de beleza com um fenótipo parecido com o seu.

"Eu seguia muitas youtubers coreanas e mesmo sem entender muito bem o que elas falavam, tentava seguir os passos. O skincare foi consequência disso, comecei a ler sites em inglês que falavam da skincare coreana e entrei nesse mundo", detalha. Para ela, os produtos brasileiros são mais "agressivos" por terem muitos ácidos na composição.

Amanda Mituyama e Mariana Akemi são influenciadoras digitais que usam técnicas e produtos de K-Beauty em suas rotinas de beleza
Amanda Mituyama e Mariana Akemi são influenciadoras digitais que usam técnicas e produtos de K-Beauty em suas rotinas de beleza
Foto: @amanda_mituyama e @akemiiha via Instagram / Estadão

As duas influenciadoras compram produtos coreanos pela Shopee, que conta com lojas que realizam envios da Coreia. Outra opção para quem deseja adquirir produtos coreanos é a loja JINI Cosméticos, que tem unidades no Bom Retiro e em Santo André, na grande São Paulo.

Publicidade

Workshop de K-Beauty em SP

O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) irá promover um Workshop de K-Beauty em São Paulo nos dias 16 e 18 de agosto. O evento é gratuito e será conduzido por Ho Seok Jeong, mais conhecido como Shawn nas redes sociais, ex-maquiador e criador de conteúdo coreano de beleza masculina.

Sang Hyop Park, coordenador de K-Beauty e de língua coreana do Centro Cultural Coreano no Brasil, explica que o evento tem o objetivo de intensificar o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia do Sul sem fins lucrativos.

O tema do evento é "slow aging". "É o conceito de retardar o envelhecimento. Celebridades de diversos países costumam parecer mais jovens do que realmente são graças a um cuidado rigoroso com a pele. Este workshop não tem como foco apenas parecer visualmente mais jovem por meio da maquiagem, mas promover o cuidado contínuo da pele com técnicas do K-Beauty", explica.

O coordenador de K-Beauty e de língua coreana do Centro Cultural Coreano no Brasil também fala sobre a integração entre maquiagem e skincare. " Embora sejam áreas distintas, é difícil alcançar uma maquiagem impecável, que é geralmente almejada pelas pessoas, sem uma boa rotina de cuidados com a pele. Por outro lado, mesmo com uma pele bem cuidada, uma maquiagem mal executada pode comprometer o resultado final. Este workshop será focado justamente na importância e na harmonia entre esses dois elementos essenciais do K-Beauty."

Publicidade

Cada aluno do workshop deve, obrigatoriamente, estar com o rosto limpo no dia, sem maquiagem, além de levar seus próprios itens de maquiagem, entre produtos, pincéis e espelho. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas neste link até as 23h59 de domingo, 10. No total, serão ofertadas 100 vagas. Os 100 primeiros a se inscrever serão selecionados e notificados por e-mail a partir de segunda, 11.

Workshop de K-Beauty

  • Local: Centro Cultural Coreano no Brasil - Av. Paulista, 460
  • Quando: 16 e 18 de agosto, às 15h e às 18h30 (uma turma por período e por dia)

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se