Quem nunca passou o dia inteiro com o cabelo preso e ficou com aquela dorzinha de cabeça? O rabo de cavalo pode, muitas vezes, te salvar naqueles dias em que os fios parecem ter acordado rebeldes, mas fique atenta: um penteado muito apertado pode puxar os nervos do couro cabeludo, deixando-o supersensível.

Mulheres com o cabelo mais comprido tendem a sofrer mais com o incômodo, já que o peso das madeixas repuxa ainda mais o couro cabeludo. Além disso, é recomendável que quem tem dores de cabeça constantes busque outros penteados.

Publicidade
Quem ama rabo de cavalo precisa tomar alguns cuidados
Quem ama rabo de cavalo precisa tomar alguns cuidados
Foto: Wavebreakmedia - iStock

A dica é não prender os fios com muita força, uma vez que a tração pode deixá-los mais fracos e quebradiços. Aparentemente inofensivo, este jeito de prender as madeixas pode causar danos sérios, se aplicado com muita frequência e por um longo período. Uma das consequências, por exemplo, são problemas na raiz dos fios e o enfraquecimento dos mesmos.

Em casos mais raros, pode até causar falhas no couro cabeludo e queda de cabelo.

E não é somente a raiz que sofre com os rabos de cavalo. Os fios precisam estar fortes para que aguentem serem esticados e presos durante tanto tempo. Por isso, use shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e inclua na sua rotina produtos próprios para o couro cabeludo. Pele e cabelos saudáveis são mais resistentes e menos propensos a serem danificados.

Também escolha elásticos sem o elo metálico e, se for usar grampos, prefira aqueles que possuem as pontas encapadas e arredondadas. Optar por acessórios errados pode aumentar a chance de quebra dos fios e ainda machucar a pele.

Publicidade

A chave é o equilíbrio! Não prenda com muita força e, se a sua cabeça começar a doer, desamarre e dê um descanso para o seu couro cabeludo. Varie sempre o penteado, assim, não há o risco de forçar os fios e a pele.

Se você usou um rabo de cavalo durante o dia inteiro, mas quando o desfez a sua dor de cabeça continuou, a recomendação é procurar um dermatologista.

Fonte: TC
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se