Creme em excesso não causa oleosidade; saiba usar sem medo

27 ago 2013 - 07h21
(atualizado às 07h21)

Solução ideal para quem deseja proteger a pele da ação nociva causada pelo frio, sol e vento, os cremes hidratantes, ao evitarem a perda de água da cútis e, consequentemente, o seu ressecamento, deixam o rosto e o corpo mais macios, nutridos e distantes dos efeitos do tempo. No entanto, devido à sua base oleosa, muitas mulheres têm receio de que o produto aumente a oleosidade da derme, principalmente quando ele é usado demais em cútis que sofrem com a produção excessiva das glândulas sebáceas.

Por isso, confira, a seguir, os principais mitos e verdades sobre a aplicação desse tipo de cosmético na pele e passe a usá-lo sem medo.

Publicidade

Cremes hidratantes aumentam a oleosidade da pele.

Mito.

O uso constante do produto não aumenta a oleosidade cutânea. Isso só acontece quando o creme utilizado não é específico para o tipo de pele da mulher. Além disso, o problema só é evidenciado nas regiões com maior concentração de glândulas sebáceas, como rosto, colo e costas.  

Produtos oil free são as melhores escolhas para evitar o problema.

Publicidade

Verdade.

Apesar da base oleosa dos hidratantes não determinar o aumento da oleosidade na pele, os produtos compostos por ativos oil free afastam ainda mais o risco da cútis sofrer com o incômodo, pois são fabricados à base de água ou gel e não deixam a desejar no quesito hidratação.

Quem tem pele oleosa precisa aplicar mais quantidade de creme.

Mito.

A quantidade do hidratante utilizado depende da necessidade individual da pele de cada pessoa e da quantidade de banhos tomados durante o dia. Além disso, devido à maior presença de sebo, as peles oleosas não necessitam de tanta hidratação quanto as secas.

O creme hidratante pode ser usado todos os dias.

Publicidade

Verdade.

Não existe restrição ao uso diário do produto. Por isso, ele pode ser aplicado na derme todos os dias sem medo.

O hidratante não pode ser aplicado mais de uma vez por dia.

Mito.

Quando o cosmético escolhido é adequado para o tipo de cútis, não há problema em aplicá-lo mais de uma vez ao dia.

Hidratar a pele após o banho é melhor.

Verdade. Após a limpeza da cútis, os ativos dos cremes penetram melhor na derme. Além disso, as peles oleosas, quando estão repletas de impurezas acumuladas durante o dia, podem obstruir os poros, produzir mais sebo e atrapalhar a ação do creme.

Publicidade

MITO

Apesar de alguns cremes serem produzidos à base de óleo, o hidratante não aumenta a produção de sebo se for formulado de acordo com cada tipo de pele. Apesar disso, as opções oil free são boas escolhas, principalmente para quem sofre com a oleosidade. O cosmético pode, inclusive, ser utilizado mais de uma vez ao dia, variando conforme a quantidade de banhos tomados e a necessidade de cada cútis. Diga, nos comentários abaixo, o tipo de hidratante que você usa no dia a dia.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações