O ano é 2050. Aço, concreto e tijolo são considerados obsoletos, e quase todas as casas novas são feitas de madeira. Pessoas vivem na Terra, na Lua e em Marte. Qual dessas opções lhe parece mais absurda?
Somos céticos quanto a moradias extraterrestres, mas a madeira como material de construção do futuro deve ser considerada uma opção viável — graças a uma colaboração inteligente entre natureza, mecânica, química e física.
Apresentaremos a você o material que seus criadores apelidaram de Supermadeira. Ela supera o aço, pesa menos e, o mais importante, elimina grande parte da poluição da atmosfera com gases de efeito estufa.
Da árvore à madeira de alta tecnologia
Cientistas desenvolveram um processo que transforma a madeira natural (independentemente da árvore). O resultado: um material que é…
- Mais resistente do que muitos metais. Um exemplo citado: uma relação resistência/peso dez vezes maior do que a de um aço comum. Mais de 3 mil tipos diferentes de aço são comercializados no mercado global, todos considerados aço (uma liga de ferro e carbono);
- Possui menor peso por unidade de volume do que os metais que pretende substituir;
- Pode ser produzido de forma significativamente mais ecológica do que as ligas de aço típicas;
- É biodegradável, o que significa que pode ser compostado;
- Pode resistir ao fogo por um longo período (embora isso também se aplique à madeira comum, é mais pronunciado neste caso).
Como isso funciona?
Em um estudo publicado na principal revista científica do mundo, a ...
Matérias relacionadas
Bat-bebida: a tequila depende muito mais de morcegos mexicanos do que você imaginava
Perigo do espaço: China adia indefinitivamente retorno de nave espacial por receio de danos
A revolução do espaço? Nova teoria sugere que o universo está desacelerando