O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 2, o primeiro alerta de 2026 para uma onda de calor no território brasileiro. O alerta vermelho é destinado a municípios da região Sul do Brasil a partir desta terça-feira, 3.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A onda de calor deve atingir as regiões oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; e as regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná. No total, cerca de 500 municípios devem ser afetados.
O alerta vermelho é o nível mais alto de gravidade previsto pela escala do Inmet e indica grande perigo. O alerta é válido até o próximo sábado, 7. Segundo o Inmet, há risco à saúde. Uma onda de calor se caracteriza pela permanência de uma temperatura 5 ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
No momento, a única recomendação do órgão aos moradores é que entrem em contato com a Defesa Civil local (número 199) em caso de necessidade. Outras recomendações para diminuir riscos são:
- Beber bastante água para manter a hidratação e evitar bebidas alcoólicas, que favorecem a desidratação;
- Preferir ambientes arejados e evitar aglomerações;
- Tomar banhos frios;
- Utilizar óculos escuros, protetor solar, chapéus e roupas leves como forma de proteção contra o sol;
- Redobrar cuidados com idosos, bebês, diabéticos, cardiopatas e pessoas com problemas respiratórios;
- Ter uma alimentação leve e rica em frutas e legumes.
As altas temperaturas devem continuar na região Sul ao longo de fevereiro, assim como em outras regiões do Brasil. O verão termina no dia 21 de março.