Ciclone extratropical se forma no Sul do País e eleva risco de tempestades severas; veja onde

Rajadas de vento podem alcançar ou superar 100 km/h em algumas regiões

18 ago 2025 - 09h16
(atualizado às 10h57)
Forte vento no final de julho deixou estragos em várias cidades do litoral paulista
Forte vento no final de julho deixou estragos em várias cidades do litoral paulista
Foto: Defesa Civil SP/Divulgação / Estadão

Um ciclone extratropical, que se forma no Sul do Brasil, vai elevar o risco de tempestades severas e ventos fortes em algumas regiões do País, segundo a MetSul Meteorologia.

Há risco de chuva intensa, vendavais e granizo isolado, entre terça-feira, 29, e quarta-feira, 20. Rajadas de vento podem alcançar ou superar 100 km/h em alguns pontos com maior risco de temporais no noroeste gaúcho e oeste catarinense.

Publicidade

Na quarta-feira, 20, o vento do ciclone deve atingir 50 a 80 km/h em média, com picos mais fortes, o que pode provocar cortes de energia nas regiões.

A formação do ciclone no Cone Sul da América do Sul se dá a partir de uma baixa pressão que avança do Pacífico para o continente, entre a Argentina e o oeste do Uruguai, evoluindo até quarta-feira para a região do Rio da Prata e Buenos Aires, antes de se deslocar para o Atlântico.

Vai afetar São Paulo?

Os efeitos do ciclone não serão sentidos em São Paulo, como ocorreu no final do mês de julho, quando um ciclone provocou estragos e forte ressaca no Estado paulista, especialmente na faixa costeira.

"Aquele sistema (ciclone de julho) se formou na costa do Rio Grande do Sul. O desta semana atuará mais ao Sul e vai adentrar na área oceânica na costa de Buenos Aires, assim seu centro estará muito mais distante do território paulista", afirma a empresa.

Publicidade

"A esmagadora maioria dos municípios paulistas não terá chuva por conta do ciclone. A linha de instabilidade associada ao sistema que avançará pelo Mato Grosso do Sul e o Sul do Brasil poderá levar instabilidade isolada ao oeste paulista na quarta-feira", acrescenta.

Entre terça e quarta-feira, com sol e tempo firme, o vento se intensifica em vários pontos do estado de São Paulo, mas sem previsão de rajadas intensas. As rajadas devem ficar entre 30 km/h e 50 km/h na maioria dos locais. Em pontos do litoral, o vento pode atingir de 50 km/h a 70 km/h.

Contrastando com as últimas semanas de frio, esta será muito quente no Estado de São Paulo, segundo a previsão do MetSul. As máximas mais altas previstas devem ocorrer no meio da semana, quando em vários municípios a temperatura ficará acima dos 30°C.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se