A forte chuva que atingiu São Paulo provocou estragos em algumas regiões da cidade. Prédios da Universidade de São Paulo (USP) foram danificados e a Avenida Faria Lima, além de vias em Moema e no Ibirapuera registraram diversos pontos de alagamentos. A Avenida 23 de Maio chegou a ser interditada na região do Parque do Ibirapuera.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o tempo abafado gerou áreas de instabilidade na capital paulista que atuam com forte intensidade e de forma isolada. Os dados do CGE mostram que dezembro registrou até o momento 23,2mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 12,6% dos 184,2mm esperados para o mês.
Na zona leste da capital, pouco antes das 12h, o tempo fechou e começou a chover. Também houve queda de granizo. Na Avenida Anhaia Mello, carros ficaram quase submersos. Posteriormente, a chuva avançou para outras regiões.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 11h às 14h26, na capital e Região Metropolitana, foram 21 chamadas para quedas de árvores; 1 chamada para desabamento e 15 chamadas para enchentes, todas sem vítimas.
Expectativa de chuvas mais intensas
As precipitações na cidade de São Paulo devem vir mais fortes a partir de terça-feira, 8, de acordo com a Climatempo. A condição climática está relacionada com a formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria que deixam regiões do País em alerta.
A formação se inicia com a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica na tarde e na noite desta segunda-feira, entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul.
"São esperadas chuvas mais significativas nos três Estados do sul do Brasil e grande parte de São Paulo, o que inclui a região metropolitana de São Paulo e o litoral paulista", afirmou, anteriormente, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Também deve chover em outros Estados do Sudeste, assim como áreas do Centro-Oeste.
Em São Paulo, o alerta é para chuvas variando de moderada a forte intensidade com rajadas de vento que podem superar os 60Km/h, principalmente no decorrer da tarde, o que mantém elevado o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo. O cenário deve ser semelhante na quarta-feira, 9.
Quais Estados vão sentir o impacto do ciclone extratropical e da frente fria?
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul