Oferecimento

'Todo dia pode ser o último dia': Denise Fraga reflete finitude da vida em meio ao uso excessivo de redes sociais

Atriz apresentou monólogo durante o Encontro Futuro Vivo, abordando temas como racismo, feminismo e finitude

1 set 2026 - 14h52
(atualizado às 19h06)
Denise Fraga relembra a morte da mãe ao refletir sobre conexões humanas: "Como podemos viver o hoje como se fosse nosso último dia?".
Video Player

Denise Fraga iniciou seu monólogo no Encontro Futuro Vivo nesta terça-feira, 1º, contando uma história curiosa sobre sua infância. A atriz, que tem uma longa trajetória na TV, cinema e teatro, relatou que sua primeira aparição pública foi aos seis meses de idade. A prova de tal feito foi exibida pela artista durante a apresentação.

  • O Encontro Futuro Vivo reúne especialistas e lideranças que são referência em desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo; assista ao encontro

“Aqui estão minha tataravó, minha bisavó, minha avó, minha mãe e eu”, disse enquanto mostrava a fotografia. “No entanto, com o passar dos anos, percebi que isso só foi possível porque duas delas se casaram com 15 anos, com homens bem mais velhos.”

Para a artista, a morte de sua mãe foi um fator determinante para que ela passasse a prestar atenção a todas as coisas ao seu redor, não deixando a letargia tomar conta do seu dia. 

Publicidade
Denise Fraga falou sobre a finitude no Encontro Futuro Vivo
Denise Fraga falou sobre a finitude no Encontro Futuro Vivo
Foto: Adilson Santos/Encontro Futuro Vivo

“Todos os dias eu acordava pensando que poderia ser o último dia. Ver a minha mãe cansada, dizendo que já tinha vivido e feito tudo que quis, me mudou.”

A atriz perpassou diversos temas como solidariedade, atenção ao mundo real, feminismo e racismo estrutural. A proposta do monólogo foi trazer à tona o das redes sociais de forma excessiva, enquanto deixamos de prestar atenção naquilo que nos rodeia, como os cuidados com a natureza e com o meio ambiente. 

No entanto, opinando sobre o uso das redes sociais, Denise enfatizou que a inovação também deu espaço para pessoas que antes não era vistas: “Tem algo que as redes sociais fizeram que foi bom pra gente. Vozes que nunca foram ouvidas passaram as ser ouvidas.”

Denise Fraga falou sobre a finitude no Encontro Futuro Vivo
Foto: Adilson Santos/Encontro Futuro Vivo
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações