Lula decreta GLO em Belém e autoriza uso das Forças Armadas durante a COP30

Mais de 140 delegações estrangeiras, com mais de 50 chefes de Estado ou de Governo, devem participar do encontro

3 nov 2025 - 11h05
(atualizado em 4/11/2025 às 14h03)
Resumo
O presidente Lula decretou GLO em Belém e outras cidades do Pará durante a COP30, para garantir segurança em eventos e infraestruturas críticas com apoio das Forças Armadas entre 2 e 23 de novembro de 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de lançamento do Programa Reforma Casa Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de lançamento do Programa Reforma Casa Brasil
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entre os dias 2 e 23 de novembro de 2025 em Belém. O motivo é a Reunião da Cúpula de Líderes e da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada na capital paraense a partir do próximo dia 10.

Mais de 140 delegações estrangeiras, com mais de 50 chefes de Estado ou de Governo, devem participar do encontro.

Publicidade

O decreto atende a um pedido feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e segue o mesmo procedimento adotado em outras operações de GLO, como as realizadas por ocasião da Cúpula do G20 e da reunião dos BRICS, que ocorreram no Rio de Janeiro (RJ). O texto foi publicado na edição desta segunda-feira, 3, do Diário Oficial da União.

Como forma de assegurar a integridade de instalações e serviços estratégicos durante o período dos eventos, a medida também contempla ações nos municípios de Altamira e Tucuruí, voltadas à proteção de infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. 

As Forças Armadas vão atuar em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, com a intenção de complementar a capacidade operacional das forças policiais locais. 

Encontro global anual em que líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima, a COP30 é considerado um dos principais eventos do tema no mundo. 

Publicidade
Fonte: Portal Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações