Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com menos de 25% das delegações confirmadas, Brasil faz apelo a ONU por mais subsídio para a COP30

A menos de 90 dias do início do evento, apenas 47 países dos 196 convidados confirmaram presença na conferência

22 ago 2025 - 13h14
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasil reafirma que Belém possui capacidade de hospedagem para a realização da COP30
Brasil reafirma que Belém possui capacidade de hospedagem para a realização da COP30
Foto: Rafael Medelima

Em uma reunião que durou cerca de três horas, representantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) e da Organização das Nações Unidas (ONU) debateram soluções referentes à hospedagem do evento que ocorrerá em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro. 

Durante o encontro desta sexta-feira, 22, a ONU pediu que o Brasil ajudasse os países que ainda não possuem hospedagem, mas o governo negou e pediu para que a própria ONU elevasse sua contribuição.

A reunião, que teve participação de André Côrrea do Lago, presidente da COP30, Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil, e Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30, havia sido marcada para o dia 11 de agosto, mas foi adiada duas vezes.

Delegações de países africanos entraram com um pedido na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) para que o Brasil revesse a possibilidade de alterar a sede da COP30, em razão do elevado custo de hospedagem na capital paraense, que tem sido alvo de polêmicas nos últimos meses.

Miriam Belchior explicou em coletiva de imprensa o pedido da Organização das Nações Unidas. "A carta de ontem da ONU pedia explicitamente que garantíssemos US$ 100 (cerca de R$ 542) para os países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares e uma outra quantia para países desenvolvidos", disse. 

A menos de 90 dias do início do evento, apenas 47 países dos 196 convidados confirmaram presença na conferência. A organização da COP30 informou que a conferência permanecerá em Belém e que a capital paraense tem capacidade para oferecer 53 mil leitos, número superior à estimativa de 50 mil participantes do evento. 

André Côrrea do Lago, presidente da COP30
André Côrrea do Lago, presidente da COP30
Foto: Buda Mendes/Getty Images for Global Citizen

De acordo com os representantes do governo federal, 39 delegações conseguiram hospedagens pela plataforma fornecida pelo Brasil. Outros oito países fecharam acordo diretamente com hotéis: Egito, Espanha, Portugal, República Democrática do Congo, Singapura, Arábia Saudita, Japão e Noruega. 

Correia afirmou que a organização está em uma "força-tarefa" para acelerar o número de confirmações das delegações restantes. “Estamos fazendo tudo da melhor maneira possível, com transparência e diálogo permanente. Há um conjunto de medidas concretas que asseguram condições plenas para a conferência", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade