A média de temperatura acima de 30ºC de Belém fez com que o governo brasileiro, junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC), flexibilizasse o dress code da COP30. Isso motivou uma Cúpula do Clima, que reúne líderes globais no Parque da Cidade nesta sexta-feira, 7, sem gravatas e com trajes mais simples. Mas muitos dos que pensaram que passariam calor, no fim, passaram frio devido ao ar-condicionado intenso do espaço.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Cúpula do Clima começou na quinta-feira, 6, e acontece dentro da Zona Azul – mesmo local onde serão realizadas as negociações da Conferência das Partes, a COP. Apenas pessoas credenciadas podem entrar no local, como membros de delegações de todo o mundo e a imprensa. São cerca de 500 mil m² de área, com uma estrutura principal coberta por uma espécie de lona.
No primeiro dia, o ambiente ainda estava quente durante a manhã, gerando uma sensação de “estufa”. Mas conforme as horas foram passando, o ar gelado do esquema de climatização do ambiente começou a mostrar sua potência. No fim da tarde, corredores e áreas como a sala de imprensa estavam “congelando” e, de maneira geral, quem estava com algum casaco na bolsa resolveu se acobertar.
Já no segundo e último dia da Cúpula de Líderes, nesta sexta, o dia já começou com o ambiente gelado – e as pessoas que já vieram no dia anterior mais preparadas com relação à temperatura.
O vento da refrigeração é tão forte que movimenta a lona que cobre a Zona Azul e faz com que o ambiente se mantenha em um estado contínuo de ruído. “A impressão é que estou dentro de um avião”, chegou a comentar um participante do evento à reportagem.
Ainda falando sobre barulho, caso chova durante a COP30, como está previsto, essa pode ser uma questão. Isso porque nesta sexta choveu por alguns minutos e já foi suficiente para o barulho das gotas caindo na lona ter sido notado de forma considerável, passando a impressão de ter ocorrido uma chuva mais forte do que realmente aconteceu.
Por mais que a flexibilização do código de vestimenta tenha dispensado o traje formal de negócios, na área restrita – onde ficam as delegações oficiais –, a maioria manteve um estilo mais tradicional comum em ambiente de negociações internacionais.
Já andando pelos demais corredores é possível encontrar pessoas com trajes mais simples, como calça e camiseta, e looks com tecidos mais leves.
O contraste é grande ao passar para a área de alimentação, que fica em um setor externo e sem ar-condicionado. Por lá o calorão da cidade se mantém firme, e é difícil encontrar alguém com roupas de manga longa.
COP30 e Cúpula do Clima
Belém deixou de ser apenas a capital do Pará e passou, temporariamente, a ser a capital do Brasil para receber a COP30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil -- e, junto com ele, acontecem diversas agendas paralelas que "esquentam" o período das negociações climáticas.
No caso da Cúpula do Clima, chefes de delegação apresentando discursos formais sobre questões climáticas, de impacto e ações de mitigação. O presidente Lula discursou na abertura, quinta-feira, 6, e citou o 'elefante na sala' -- não só dessa, mas como de todas as COPs e do debate climático como um todo: os combustíveis fósseis. E isso mesmo que em meio ao seu posicionamento encarado como contraditório de apoiar os estudos para exploração na Foz do Rio Amazonas.
O ponto é central porque a maior parte das emissões globais são devido à queima de combustíveis fósseis -- com ênfase no setor da energia. Estão entre os países que mais emitem China, Estados Unidos, União Europeia, Índia e Rússia.
No caso do Brasil, o cenário é diferente. O país emite gases de efeito estufa principalmente por mudanças do uso do solo -- o que inclui queimadas, desmatamento e atividades agropecuárias. A cidade que mais emite, por exemplo, é São Félix do Xingu, onde há cerca de 40 cabeças de gado por habitante.
Lula está em Belém desde o dia 1° de novembro participando de encontros com líderes, inaugurando obras de infraestrutura e indo a encontro com comunidades locais. O presidente deve deixar a capital ainda nesta sexta, conforme divulgado em sua agenda, quando tem fim a Cúpula do Clima.
Nesta sexta-feira a programação começou às 8h, com a chegada dos líderes recepcionados pelo petista. Depois, por volta de 11 horas, fizeram a tradicional "foto de família". Agora, até 18h, tem continuação a Plenária Geral dos Líderes. Também estão previstas duas mesas redondas: uma sobre transição energética, outra sobre os 10 anos do Acordo de Paris: "Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Financiamento".
*A repórter Beatriz Araujo viajou a Belém com apoio do ClimaInfo.