COP30: ONU pede para estrangeiros evitarem andar sozinhos, faz alerta sobre bebida com etanol e recomenda SUS

Previsão é de que Belém (PA) atinja altas temperaturas nos próximos dias, em meio à convenção

7 nov 2025 - 04h59
Resumo
A COP30 em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, enfrentará altas temperaturas, com 32°C e 80% de umidade. A ONU recomenda traje esporte fino casual, roupas leves e versáteis, preparo para transporte, cuidados com equipamentos eletrônicos, saúde, segurança e credenciamento para o evento.
Belém (PA) se prepara para sediar a COP30 entre os dias 10 e 21 de novembro
Belém (PA) se prepara para sediar a COP30 entre os dias 10 e 21 de novembro
Foto: Sergio Moraes/COP30 Brasil Amazonia/PR

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma série de recomendações para quem irá para Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro, para a realização da Conferência do Clima. Entre os alertas aos estrangeiros, a entidade pediu cuidado ao andar à noite, por exemplo, ou no consumo das bebidas com etanol por causa da adulteração.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas (UNFCCC, na sigla em inglês) autorizou o uso de traje esporte fino casual para a COP30 em razão do clima. Por causa das altas temperaturas, o uso de roupas formais não será obrigatório durante as seções. "Para garantir o conforto de todos, o código de vestimenta recomendado para a COP30 é o smart casual (esporte fino casual)", informou.

Publicidade

Veja abaixo outras recomendações oficiais para garantir uma ida a Belém com mais conforto e tranquilidade: 

Segurança

Recomendações básicas de segurança incluem evitar se deslocar sozinho, especialmente à noite, e fugir de ruas mal iluminadas. Não há vacinas obrigatórias para entrar no Brasil. No entanto, as imunizações contra febre amarela e sarampo são frequentemente recomendadas.

Saúde

Durante a COP30, todos os participantes terão acesso gratuito ao Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de urgência e emergência. O hospital mais próximo do local da COP, com atendimento de emergência e equipe que fala inglês, é o Hospital Adventista – Av. Almirante Barroso, 1758. Em caso de emergência, a UNFCCC recomenda que o participante encontre uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima por meio do mapa online.

Itens como repelente e protetor solar também podem ser muito úteis no dia a dia, além de, claro, a ingestão abundante de água para evitar desidratação. As áreas destinadas a autoridades e ao público contarão com climatização e pontos de hidratação.

Publicidade

O documento oficial da COP também conta com um alerta sobre aviso de consumo de bebidas alcoólicas. "Como você pode ter visto nas notícias recentes, um surto de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas aumentou no Brasil. O governo brasileiro recomenda evitar o consumo de coquetéis alcoólicos e destilados como vodka, cachaça, tequila, rum, etc. É aconselhável beber apenas em locais de confiança e de garrafas fechadas e etiquetadas", diz o aviso. 

Clima e vestuário

Com a autorização da UNFCCC para o uso do traje esporte fino casual, é preciso estar atento também para empacotar roupas leves, confortáveis e versáteis. Isso porque, apesar da previsão de altas temperaturas, os locais fechados onde serão realizadas as sessões da COP30 contam com ar-condicionado, o que pode deixar esses ambientes frios. Além disso, de acordo com a UNFCCC, é recomendável que os viajantes levem capa de chuva, guarda-chuva e calçados resistentes à água. Considere levar calçados adequados para caminhar longas distâncias, tendo em vista que o trajeto entre a Blue Zone e a Green Zone leva em torno de 20 minutos.

Transporte

Belém contará com um sistema de 15 linhas de ônibus exclusivas para quem tem o credenciamento da COP30. Os participantes poderão acessar os pontos de ônibus sinalizados apresentando o crachá da UNFCCC ou a carta de credenciamento. Os serviços de transporte já estão em funcionamento e estarão disponíveis 24 horas por dia até o dia 23 de novembro de 2025. 

O governo brasileiro disponibilizou um aplicativo para dispositivos Android e iOS, no qual é possível acompanhar as rotas e locais das paradas de ônibus. Serviços de transporte por aplicativo, como Uber, 99, e táxis locais, também são opções para quem estiver na cidade. É importante lembrar, no entanto, que a cidade estará com muitos turistas durante o decorrer da conferência, por isso, vale se organizar com antecedência para evitar atrasos.

Publicidade

Equipamentos eletrônicos

É importante considerar o uso de tomadas e adaptadores do tipo C (dois pinos redondos) e do tipo N (dois pinos redondos e um pino de aterramento) para evitar passar perrengue com um laptop ou um aparelho celular descarregado, por exemplo. Considere levar um carregador externo, tendo em vista a extensa programação da conferência. A voltagem padrão é de 127 volts. 

Retirada da credencial 

Os crachás para a COP30 já podem ser retirados. A organização da conferência recomenda que os participantes desçam em frente ao Hangar Centro de Convenções da Amazônia, localizado na esquina da avenida Doutor Freitas e da avenida Brigadeiro Protásio. Para retirar o credenciamento, basta se direcionar a Área de Registro, localizada no hall de entrada. 

Para retirar seu crachá, será necessário apresentar a carta de confirmação de nomeação, disponível no sistema online de registro da UNFCCC, além de um passaporte válido ou documento de identificação nacional aceito oficialmente. Durante os dias da conferência, os balcões de credenciamento funcionarão das 8h às 19h. 

Layout do Local da COP30

O Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, próximo ao Parque da Cidade, contará com estruturas permanentes e temporárias. O local será dividido em Zona Azul (Blue Zone) e em Zona Verde (Green Zone). 

Publicidade

A Blue Zone é destinada a representantes de países, imprensa e observadores credenciados. Ela abriga as negociações formais, além de painéis de discussão, palestras e eventos culturais ao longo das duas semanas da conferência. Os observadores incluem ONGs, organizações intergovernamentais e agência da ONU.

Já a Zona Verde é um espaço organizado e administrado pela Presidência da COP30. Diferente da Zona Azul, não é necessário o crachá da UNFCCC para entrar nesta, embora em alguns casos seja exigido ingresso para acessar determinadas áreas.

Fonte: Portal Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se