Após onda de calor, estados do Sudeste e outras regiões do Brasil entram em alerta de temporais até domingo, 4, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e potencial queda de granizo.
Depois da onda de calor que atingiu grande parte do Sudeste nas últimas semanas de 2025, o novo ano já começa com alerta de temporais. Nesta sexta-feira, 2, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 17 estados, com foco na região. A previsão inclui tempestades severas, rajadas de vento e até mesmo risco de queda de granizo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O aviso de perigo começou a valer nesta sexta e vai até o domingo, 4. Neste período, o Sudeste pode enfrentar chuvas de até 100 mm por dia e ventos entre 60 e 100 km/h. O motivo da virada de tempo é a chegada de uma frente fria que deve favorecer o aumento da umidade desde o Norte do País até o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.
Além dos estados do Sudeste, outras partes do País também deverão permanecer em alerta meteorológico, incluindo Santa Catarina, Paraná, Bahia, Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre.
No Sul, há risco de pancadas e temporais pontuais, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, onde a mínima ficará em 20 ºC. No entanto, o volume das precipitações não deve ser tão preocupante. No Rio Grande do Sul, chuvas isoladas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo no interior do estado.
Já no Centro-Oeste, o alerta prevê chuva moderada a forte, com risco de temporais em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Por lá, as rajadas de vento também podem chegar a 50 km/h.
No Nordeste, os temporais devem atingir regiões isoladas, principalmente no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.
No Norte, a instabilidade deve continuar atingindo estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e o sul do Pará, com o risco de fortes temporais.
O alerta meteorológico segue até o próximo domingo, 4, e as autoridades recomendam alguns cuidados para a população durante o período.
Algumas das indicações são: evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors, e acionar a Defesa Civil (199) em caso de emergência.