Mercedes revela novo W12 e vai em busca do octacampeonato

Novo Mercedes W12 chega com mudanças na pintura e no assoalho, e será guiado novamente por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

2 mar 2021 - 14h39
Novo Mercedes W12 aposta novamente em um layout predominantemente preto. Foto
Novo Mercedes W12 aposta novamente em um layout predominantemente preto. Foto
Foto: Mercedes-AMG / Divulgação

Depois de divulgar diversos teasers sobre o carro, a Mercedes finalmente apresentou o seu novo carro para a Fórmula 1. Nesta terça (2), a equipe alemã mostrou oficialmente o W12, que será guiado novamente pelo heptacampeão Lewis Hamilton e por Valtteri Bottas. Em um ano de manutenção de quase todo o regulamento, a Mercedes pretende agora buscar seu oitavo título seguido na categoria, tanto em construtores quanto entre os pilotos.

Para isso, a equipe anglo-alemã investiu há meses no W12, chegando a interromper o desenvolvimento do antecessor (W11) já em agosto de 2020. Em um ano com poucas mudanças no regulamento, uma das principais novidades do novo carro é a sua pintura. Se por um lado, o layout manteve a cor predominantemente preta, o W12 ganhou detalhes em prata, vermelho e verde água.

Publicidade
No lugar da estrela de três pontas da Mercedes, novo W12 dá mais destaque para a divisão esportiva AMG.
Foto: Mercedes-AMG / Divulgação

A principal novidade estética da pintura é a presença de um detalhe prata na parte traseira do carro, lembrando o layout utilizado até o início do ano passado. No lugar da estrela de três pontas da Mercedes, há agora um padrão formado pelo logotipo da AMG, divisão esportiva da montadora e que faz parte da equipe da F1. Já os detalhes em vermelho são por causa da Ineos, patrocinadora e acionista da escuderia. Por fim, os detalhes em verde água são por causa da patrocinadora master, a petrolífera malaia Petronas.

Assim como as demais equipes, a Mercedes foi obrigada a alterar o assoalho do carro para a temporada 2021. No lugar do utilizado no ano passado, entrará uma nova peça, com dimensões menores, para reduzir os níveis de downforce. No entanto, não é possível ver o novo assoalho nas fotos e nos vídeos divulgados pela equipe. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, isso foi intencional.

Novo assoalho do Mercedes W12 ainda não foi mostrado pela Mercedes.
Foto: Mercedes-AMG / Divulgação

“A parte que não mostramos ainda é a borda do assoalho. Esta foi a área mais afetada pelo novo regulamento. Lá embaixo, há vários detalhes de aerodinâmica que não estamos prontos para mostrar ao mundo”, afirmou Allison. Além disso, outra preocupação da Mercedes é que as equipes rivais possam se inspirar na peça da equipe antes do início do campeonato.

Outra novidade em relação ao ano passado foi o motor, que sofreu mudanças para aumentar a confiabilidade. Segundo a própria Mercedes, o motor MGU-K foi completamente redesenhado, e ganhou modificações no turbocompressor, o que se traduziu em uma melhor eficiência térmica. A expectativa da equipe é que as mudanças também se traduzam em um ganho de desempenho.

Publicidade

Por fim, o W12 também recebeu algumas mudanças pontuais em relação ao W11, com o foco na melhoria da aerodinâmica. Dentre elas, estão detalhes como um novo suporte para os retrovisores, a redução da distância de componentes como as aletas dos dutos de freio, além de mudanças no difusor traseiro.

Após uma temporada dominante no campeonato -- a Mercedes venceu 13 das 17 corridas e conquistou 573 pontos --, o objetivo da equipe é manter a hegemonia na era híbrida da Fórmula 1. Desde 2014, quando o regulamento do campeonato passou a exigir que os carros tivessem motores V6 híbridos, o título não mudou de mãos. De lá pra cá, foram sete conquistas seguidas da Mercedes como construtora e entre os pilotos também, sendo seis delas com Lewis Hamilton, e uma com Nico Rosberg (2016).

Novo Mercedes W12 será guiado por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, novamente sob o comando de Toto Wolff.
Foto: Mercedes-AMG / Divulgação

Para isso, a Mercedes -- que segue comandada pelo austríaco Toto Wolff -- resolveu apostar mais um ano em sua dupla de pilotos, formada pelo inglês Lewis Hamilton e pelo finlandês Valtteri Bottas. Com chances de superar o heptacampeão Michael Schumacher em número de títulos e aumentar alguns de seus recordes na categoria, Hamilton renovou por mais um ano com a Mercedes depois de uma novela que se arrastou por toda a temporada passada e gerou uma série de rumores.

Ao seu lado, Hamilton terá novamente a companhia de Bottas, que cumpre a função de fiel escudeiro do inglês. No entanto, Valtteri também renovou por apenas mais uma temporada, o que não o garante no grid para 2022. Depois de um resultado abaixo do esperado no ano passado e com a sombra do jovem George Russell, o finlandês terá que entregar resultados melhores para permanecer na equipe, que é novamente favorita ao título.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se