Max Verstappen pode ser um campeão mundial sem ética

Com manobras desconcertantes e perigosas nas últimas corridas, piloto da Red Bull parece disposto a tudo para ser campeão da F1

6 dez 2021 - 22h05

Max Verstappen fez sua fama na Fórmula 1 por ser um piloto técnico e, ao mesmo tempo, arrojado. Conseguiu se impôr na maioria das vezes e acabou perdendo corridas em acidentes que poderiam ter sido evitados. Nas duas últimas temporadas Verstappen mostrou grande amadurecimento - a ponto de se tornar favorito para impedir o oitavo campeonato de Lewis Hamilton. 

Max Verstappen
Max Verstappen
Foto: Red Bull / Twitter

Desde que assistiu num hospital de Londres à comemoração de Hamilton no GP da Inglaterra, entretanto, Verstappen parece um piloto diferente. Mais do que ser campeão pela essência da pilotagem - um misto de velocidade, habilidade, arrojo, bom senso, preparo físico e estratégia -, Max parece ter levado a disputa com Lewis a um nível de desforra pessoal. 

Publicidade

Em algumas ocasiões isso ficou demonstrado. Mas teve dois ápices na famosa disputa da Curva do Lago, em Interlagos, no GP de São Paulo, e agora no episódio do “brake test” no GP da Arábia Saudita. Nas duas situações, Max deixou o bom senso de lado e expôs a si mesmo e a Lewis a riscos desnecessários. 

Max vs Lewis na Arábia Saudita
Foto: F1 / Twitter

Em São Paulo, Verstappen simplesmente alargou em muitos metros a tangência da Curva do Lago, obrigando Hamilton a fazer o mesmo, numa defesa de posição que extrapolou o razoável. Em Jeddah, Verstappen cometeu uma desaceleração 2,4 g - numa freada repentina de 69 bar de pressão nos freios - para supostamente entregar a posição a Hamilton “de forma estratégica”, por conta de outra irregularidade, cometida antes, numa disputa nas curvas 1 e 2.

Max, além de tudo, ficou no meio de pista, o que levou Lewis a bater o bico do Mercedes na traseira de seu Red Bull Honda. Verstappen saiu da Arábia Saudita empatado em pontos com Hamilton e ainda com a vantagem de poder ser campeão se nenhum dos dois marcarem pontos em Abu Dhabi (pois ganhou 9 corridas, contra 8 do rival). Isso pode acontecer até mesmo se houver uma batida provocada por um dos pilotos.

O nível de tensão entre os dirigentes das equipes Mercedes AMG e Red Bull Honda sugere que não se deve descartar a hipótese de um acidente para decidir o campeonato. Lewis Hamilton é um piloto experiente e usa de todas as artimanhas para manter sua posição, como, por exemplo, espalhar nas curvas (mas faz isso em curvas de baixa velocidade). Verstappen é igualmente talentoso, mas parece ter transformado a disputa numa questão de honra.

Publicidade
Max e Lewis alargaram a pista
Foto: F1

Após o GP da Arábia Saudita, seu pai, Jos Verstappen - um piloto apenas mediano quando passou pela Fórmula 1 - deixou bem claro de onde vem a mágoa verstappiana. Falando sobre Toto Wolf, da Mercedes F1, ao jornal inglês Daily Mail, Jos Verstappen declarou: “Não gosto da atitude dele e de como ele se comportou, começando em Silverstone. Um dos pilotos estava no hospital e eles estavam no pódio comemorando como se tivessem vencido o campeonato”.

Max Verstappen talvez esteja sendo contaminado pelo ambiente da Red Bull. Além do próprio pai, os dirigentes da equipe, Helmut Marko e Christian Horner, não passam uma semana sem desferir alguma acusação contra a Mercedes. Antes do GP da Arábia Saudita, Horner chamou Wolf de “galinha” - o que significa uma “pessoa covarde”. 

Hamilton caçando Verstappen
Foto: F1

Max tem uma grande torcida para ganhar seu primeiro título mundial na Fórmula 1 - e não apenas na Holanda. Nas últimas corridas, entretanto, o piloto holandês da Red Bull Honda não parece ter se importado muito com a ética esportiva para conseguir bater Lewis. Mesmo assim, não conseguiu. Por isso, Hamilton chega mais forte à decisão, em termos psicológicos.

Agora, quando tem sua primeira chance de se tornar campeão mundial, Verstappen precisa se concentrar apenas em pilotar da forma mais limpa possível, mesmo que isso lhe custe o título. Ele deve descartar, mentalmente, a repetição do que fez em Interlagos e em Jeddah, de onde saiu com cinco punições! Do contrário, se achar que vale tudo para ganhar o título da temporada na Fórmula 1, Max Verstappen pode até ser campeão, mas será um campeão sem ética.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se