F1 com pintura em homenagem a Senna será exposto em Ímola

Carro de F1 com pintura especial em homenagem a Ayrton Senna será exposto durante GP da Emília-Romanha

15 abr 2022 - 13h02
Show car com pintura dedicada a Ayrton Senna
Show car com pintura dedicada a Ayrton Senna
Foto: Autosport

Ímola é uma das pistas mais emblemáticas da história da Fórmula 1. Dentre os vários momentos históricos da categoria na pista, está um dos mais tristes: o acidente fatal de Ayrton Senna, em 1994. A F1 voltará a Ímola na semana que vem e, como já é tradição, voltam as menções ao ídolo brasileiro.

Na edição de 2022 da corrida na pista italiana, será exposto um carro com pintura em homenagem a Senna. O modelo tem uma pintura dividida em duas metades.

Publicidade
Do lado direito, pinturas de carros usados por Senna em sua carreira
Foto: Autosport

O lado direito traz reproduções de pinturas de alguns carros usados por Senna em sua carreira. Na porção traseira, as cores preta e dourada dos Lotus 97T e 98T, usadas em 1985 e 1986. No terço central, a pintura da Williams FW16, de 1994. Na dianteira, referência às McLaren Marlboro pilotadas por Senna entre 1988 e 1992, quando faturou seus três títulos.

Já o lado esquerdo do carro traz grafittis inspirados na vida e na carreira do piloto brasileiro, elaborados pelo artista francês Jisbar. 

O projeto é uma ideia do designer italiano Matteo Macchiavelli, fã declarado de Senna: “Passei minha infância seguindo as corridas e mágica do meu heroi”, contou à Autosport. “Eu fui inspirado por seu estilo de vida e seus ensinamentos, que ainda estão comigo até hoje.” 

O lado esquerdo traz grafittis inspirados em Senna
Foto: Autosport

A base do projeto foi um McLaren show car, doado da coleção pessoal de outro italiano, Gianluca Tramonti, especialmente para o trabalho artístico. O carro dedicado a Senna será exposto no fim de semana do GP da Emília-Romanha, que acontece em Ímola entre os dias 22 e 24 de abril.

Publicidade

A ideia é que o modelo seja exposto também nos GPs de Miami e Mônaco, antes de ser leiloado. Parte do valor arrecadado será repassado ao Instituto Ayrton Senna. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações