Veja como será a nova linha Toyota no Brasil em 2028

Com planos de eletrificar toda linha de modelos no Brasil nos próximos 6 anos, Toyota prepara importantes mudanças para Yaris, Hilux e SW4

25 out 2021 - 10h00
(atualizado às 10h13)
Toyota Corolla Cross Hybrid
Toyota Corolla Cross Hybrid
Foto: Toyota/Divulgação

A Toyota está de olho na eletrificação no Brasil. Pioneira na produção de carros híbridos-flex, a montadora japonesa pretende oferecer apenas carros híbridos e elétricos no país em até 6 anos. A informação foi confirmada por Masahiro Inoue, presidente da Toyota na América do Sul e Caribe, em entrevista ao site AutoIndústria. Atualmente, a montadora japonesa conta com as opções Corolla sedã, Corolla Cross e RAV4, todos híbridos.

De acordo com o executivo, as próximas gerações de todos os carros da Toyota já terão ao menos algum nível de eletrificação, seja elétrico, híbrido-leve ou plug-in, ou até mesmo tecnologias de célula de combustível, como é o caso do Toyota Mirai. Sendo assim, é possível confirmar que as próximas gerações da Hilux, SW4 e o possível substituto do Yaris terão ao menos um sistema híbrido-flex, como já é utilizado pelo Corolla Cross e Corolla sedã. A tecnologia também será utilizada pelo próximo produto Toyota fabricado localmente, previsto para estrear em 2022.

Publicidade
Toyota Corolla Hybrid
Foto: Toyota / Divulgação

A linha Yaris tem futuro incerto no Brasil. Apesar de os rumores indicarem que a Toyota trabalha em uma nova geração do modelo para mercados emergentes, o Yaris deve ser substituído por um novo SUV menor do que o Corolla Cross, de acordo com o site Auto+. Dentre as possibilidades, estão um modelo inédito com base modular DNGA do Daihatsu Rocky, ou o Yaris Cross, que estreou recentemente no mercado europeu. Antes disso, no entanto, o Yaris deve receber uma reestilização de meia-vida no Brasil, e pode conviver alguns anos com o sucessor SUV.

Toyota Yaris Cross
Foto: Toyots/Divulgação

Já no topo da linha Toyota no Brasil, a picape Hilux e o SW4 também terão novidades em breve. Prevista para estrear em 2024, a nova Hilux vai utilizar a plataforma modular TNGA-F do novo Land Cruiser e da picape Tacoma, que é vendida apenas na América do Norte. O mesmo acontecerá com a dupla de SUVs Toyota SW4 e 4Runner. Com isso, são esperados aprimoramentos dinâmicos e de segurança para os dois modelos. 

Sob o capô, é esperado que a nova geração da Toyota Hilux conte com opções híbridas e híbridas plug-in. Dentre elas, estão uma possível versão esportiva GR (Gazoo Racing), equipada com um novo motor V6 turbo diesel de 310 cv e 690 Nm. A nova Hilux deve contar com câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com reduzida. Assim como na geração atual, o Toyota SW4 deve contar com as mesmas opções de motor e câmbio da picape.

Renderização da futura Toyota Hilux feita na Austrália.
Foto: C ar Advice / Reprodução

Por fim, o Corolla sedã, Corolla Cross e RAV4 - que já contam com opções híbridas - certamente ganharão novidades estéticas nos próximos anos, ou até mesmo novas gerações. Lançada em 2018, a atual geração do RAV4 deve ganhar uma reestilização de meia-vida já no ano que vem, com linhas inspiradas na versão Adventure vendida no mercado europeu. Como o SUV é importado do Japão, é provável que a novidade não demore para chegar ao Brasil.

Publicidade
Toyota RAV4 Adventure.
Foto: Toyota
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações