Nova Mitsubishi L200 vem aí; conheça a história da picape

Picape japonesa nasceu em 1978, tem 42 anos de estrada e é referência entre os modelos 4x4. Linha 2021 da L200 Triton Sport chega este ano

21 ago 2020 - 15h00
Mitsubishi L200 original, da primeira geração, produzida a partir de 1978.
Mitsubishi L200 original, da primeira geração, produzida a partir de 1978.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Em 1978 a Mitsubishi Motors apresentou ao mundo sua picape com capacidade de carga de mais de uma tonelada. As primeiras unidades do modelo receberam o nome de Forte, apesar de alguns países já adotarem desde aquela época a sigla L200. Ela tinha opções de motores de 1,6 a 2,6 litros.

Cinco gerações e mais de quatro décadas depois, a picape L200 é o vendido Mitsubishi em todo o mundo, com 5 milhões de unidades comercializadas em 180 países. A capacidade de carregar mais de uma tonelada sempre esteve presente. As primeiras opções com tração 4x4 foram introduzidas em 1980 e se tornaram a base para os veículos 4WD até hoje. Por essa mesma base surgiram as linhas Pajero, por exemplo.

Publicidade
Mesmo na primeira geração, picape tinha capacidade de uma tonelada.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Em março de 1986 a Mitsubishi Motors apresentava a segunda geração da L200, que trazia design renovado, três opções de cabines (simples, dupla e estendida) e novas opções de motores, incluindo o 2.5 Diesel. Ao longo da década o modelo, rebatizado de Triton em alguns mercados, foi se tornando fundamental para os negócios globais da Mitsubishi Motors.

L200 começa a crescer, em busca de mais espaço interno.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Também batizada em alguns países de Strada, a picape tinha opções de tração traseira ou 4x4 e conquistou especialmente os mercados norte americano e australiano, onde eram vendidas com o nome de Mighty Max e Triton, respectivamente. Ao todo, cerca de 1,146 milhão de unidades da segunda geração da L200 saíram das linhas de montagem das fábricas de Ohe (Japão), Laem Chabang (Tailândia) e Catalão (Brasil).

Aqui ela já aparece na configuração de cabine dupla.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A terceira geração chegava em novembro de 1995 com mudanças profundas no design. Nessa época, a ideia da Mitsubishi era produzir uma picape que unia o conforto e tecnologia de um veículo de passeio com a capacidade e robustez da linha L200. O motor passou a ser um 2.5 turbodiesel e para o sistema de tração foi adotado o Easy Select 4WD, que permitiu ao motorista escolher o modo de tração mais adequado para o piso, com o veículo em movimento. No Brasil, esta geração batizada de L200 Sport foi a primeira picape a diesel brasileira equipada com câmbio automático.

Ainda com as linhas quadradas e com grande altura do solo.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A quarta geração foi apresentada em agosto de 2005 e era produzida principalmente na fábrica da Tailândia, de onde os modelos eram exportados para mais de 150 países. Poucos meses depois, o modelo passaria a ser produzido no Brasil com o nome de L200 Triton. O veículo foi produzido sob o conceito de SUT (Sport Utility Truck), uma mistura de SUV com veículo de carga. Esta geração introduziu o conceito “J’line” na carroceria, que propiciou maior inclinação do encosto do banco traseiro, aumentando o conforto dos passageiros, sem prejudicar o tamanho da caçamba.

Publicidade
Picape L200 na configuração que começou a fazer sucesso no Brasil.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A picape trazia o maior espaço interno da categoria e um conjunto de suspensão totalmente novo, mais confortável. Um motor 3.2 a diesel desenvolvido com tecnologia de injeção direta common rail entregava alta potência enquanto alcançava baixo consumo de combustível além de baixos níveis de emissões, vibração e de ruído. A participação no Rali Dakar e em outras categorias do gênero comprovou a aptidão para qualquer tipo de terreno. Ao todo, mais de 1,43 milhão de unidades da quarta geração foram produzidas entre 2005 e 2017.

Aqui a geração que deu á Mitsubishi L200 seu status de picape com estilo de SUV.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A quinta geração da linha L200 começou a ser produzida em 2014 e ampliou ainda mais o conceito de conseguir atender aos mais variados perfis de clientes. Usabilidade e durabilidade aprimoradas para uso comercial, uma sensação esportiva de que o modelo é fácil e divertido de dirigir, sua qualidade e conforto para todos os passageiros são características que foram bastante reforçadas.

O modelo ganhou o primeiro motor a diesel em alumínio para um veículo do segmento, além da tecnologia Mivec, o que diminuiu os níveis de emissões e ruídos e melhorou o consumo do motor 2.4 turbodiesel. Este motor introduziu o conceito de “downsizing” nas picapes a diesel. A transmissão manual de seis velocidades também era oferecida pela primeira vez, substituindo a anterior de cinco marchas. Na tração a picape ganhou o sistema Easy Select 4WD. Ele tem três posições (2H, 4H e 4L) para fornecer tração ideal para se adequar às condições da estrada. Algumas versões receberam o sistema Super Select 4WD-II, com um atuador eletrônico. O sistema é o mais completo da categoria, com quatro posições, incluindo opção para uso no asfalto seco.

L200 no Rali dos Sertões, a mais difícil prova off-road na América do Sul.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

No Brasil, as primeiras unidades da L200 começaram a chegar ao longo de 1991, por meio de importações independentes e na sequência através da HPE. Algumas unidades chegaram a ser produzidas em Manaus (AM). A partir de 1998, a HPE Automotores inaugurou sua fábrica em Catalão (GO) para a produção da L200. A fábrica começou com 12.000 m² de área construída e hoje conta com quase 250.000 m², incluindo uma fábrica de motores que produz os motores a diesel de alumínio da L200 e uma instalação de pintura.

Publicidade
Aqui a L200 Triton Sport R, para quem busca alto desempenho no off-road.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Nos 22 anos de história, mais de 300 mil unidades da picape L200 foram produzidas em Catalão. Desde segunda geração, que foi a primeira a ser produzida no Brasil, as picapes L200 brasileiras sempre se mantiveram atualizadas com os modelos produzidos na Tailândia. Ao longo dos anos, a Tailândia tornou-se centro mundial de desenvolvimento e produção de picapes de quase todas as marcas. As L200 produzidas no Brasil recebem modificações estéticas e mecânicas para melhor adaptação ao gosto dos brasileiros e às condições das estradas. Modelos exclusivos, como a L200 Savana, foram totalmente desenvolvidas localmente.

Os ralis e eventos promovidos pela Mitsubishi Motors no Brasil ajudaram a fazer da linha L200 muito mais do que uma picape de trabalho. O modelo passou a ser procurado praticantes de esportes, amantes de um estilo de vida ao ar livre, off-road e famílias. A linha L200 também é utilizada como veículo de apoio durante o Rali dos Sertões, a mais desafiadora competição fora de estrada da América Latina. O modelo se consolidou com o mais comercializado pela marca japonesa no país, com 40% das vendas.

L200 atual encara com facilidade terrenos difíceis sem prejudicar o conforto e a estabilidade.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Ainda este ano, a marca japonesa apresentará ao mercado brasileiro a linha L200 Triton Sport 2021, que chega com visual completamente renovado, mais tecnologia, novo sistema de transmissão e mais capacidade 4x4.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações