Tecnologia ajuda produtor a enfrentar novos desafios da agropecuária

11 ago 2017 - 14h24

Em tempos difíceis para a economia brasileira, o setor agropecuário tem sustentado a elevação do PIB (produto interno bruto) no país. No primeiro trimestre de 2017, o setor avançou 13,4%, a maior alta dos últimos 20 anos.

Foto: DINO

Apesar do bom momento, produtores já estão atentos aos desafios que o futuro reserva para o agronegócio, como o desenvolvimento de novas espécies resistentes a pragas e doenças, a produtividade em áreas de risco para a agricultura e a própria sustentabilidade.

Publicidade

Para Alexandre Marques, diretor comercial da Agrotopus, a tecnologia é uma aliada indispensável do agricultor ou pecuarista para que o setor siga avançando. "Para suprir uma demanda crescente, os produtores terão que cultivar em áreas que, em princípio, não são ideais". E ele cita o cultivo do café na região do Cerrado como exemplo: " A tecnologia permitiu a correção do solo, a irrigação adequada, o desenvolvimento de novas variedades para que se pudesse cultivar o café nessa área", afirma Alexandre.

O diretor da Agrotopus ainda destaca que a sustentabilidade deixou de ser uma questão puramente ambiental. "A sobrevivência do agronegócio já depende da aplicação inteligente de defensivos agrícolas e até mesmo do desenvolvimento de um controle biológico de pragas", alerta Alexandre.

Outra grande necessidade do setor —e que deve ser ainda maior em um futuro próximo — é a possibilidade de previsibilidade da safra. Ela fornece aos produtores e demais agentes do mercado informações cruciais para o planejamento financeiro e de investimentos, além de segurança para as atividades de crédito e comercial. A redução da assimetria de informação possibilita operações comerciais estruturadas, como a venda futura.

Tecnologia aplicada

Publicidade

Mas, para que o produtor utilize todos os recursos a seu favor na superação desses desafios, é fundamental não apenas ter a tecnologia, mas a capacidade de análise dos dados obtidos a partir dela.

"O importante não é o dado, mas o que se faz com ele. É isso que garantirá agilidade na tomada de decisão, criando vantagem competitiva, novas oportunidades de negócio e redefinindo o nível de serviço ao cliente", destaca Gustavo Busnardo, diretor de serviços da Agrotopus.

A plataforma tecnológica Agrotopus possibilita integrar informações capturadas por aeronaves não tripuladas, estações meteorológicas e também por sensores instalados em outras máquinas, como tratores, plantadeiras e colheitadeiras. Tudo é analisado e traduzido para uma linguagem fácil. Assim, produtores, gerentes e técnicos das fazendas têm mais subsídios para tomar uma decisão sobre plantio, correção do solo, pulverização, irrigação e colheita.

Plataforma integradora

A Agrotopus integra dados e equipamentos e possibilita que o agricultor gerencie todo o processo produtivo, do plantio à comercialização, garantindo, assim, os melhores resultados, com aumento da produtividade, redução de custos e sustentabilidade ambiental, ou seja, uma verdadeira gestão racional de recursos.

Publicidade

Essas análises ainda permitem decisões tomadas com base em tendências, levantadas por meio de uma avaliação histórica da lavoura.

Com a união de dados de toda a plataforma Agrotopus e de agentes externos, é possível, também, contar com indicadores analíticos, preventivos e preditivos referentes às safras.

Website: http://www.agrotopus.com.br

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se