Inmet emite alerta máximo para chuvas intensas no RJ, ES e MG, com alto risco de alagamentos e deslizamentos; SP tem alerta de vendaval com ventos de até 60 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta máximo de risco para os efeitos das chuvas que devem atingir 197 municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, nesta quarta-feira, 17. O alerta de "grande perigo" começa a valer a partir das 9h e vai até as 23h59.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O aviso indica que, nestes municípios, deve chover mais que 100 milímetros por dia, o que indica que há chances elevadas de ocorrerem grandes alagamentos e transbordamentos de rios, assim como grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.
O Estado do Rio de Janeiro deve ser o mais afetado, com a capital fluminense inclusa no alerta do Inmet. O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) também já inseriu a cidade no estágio 2 de alerta por causa da chuva e de ventos fortes. No iníco da manhã, de acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva atuavam em pontos das Zonas Norte e Oeste.
Enquanto o Rio está quase todo sob alerta, o aviso abrange a região sul do Espírito Santo e o sul/sudoeste de Minas Gerais. Veja aqui a lista completa de municípios sob alerta máximo, segundo o Inmet.
As orientações para pessoas em área de risco máximo por acumulado de chuvas são:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com relação ao Estado de São Paulo, o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para danos causados por um novo vendaval nesta quarta. Isso porque a previsão é que os ventos variem entre 40 km/h e 60 km/h. Assim, há risco de queda de galhos de árvores.
As orientações para a população em caso de vendaval são:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta para risco de vendaval está majoritariamente em São Paulo, mas abrange parte do norte do Paraná.