Vulcão Monte Lewotobi Laki Laki, na Indonésia, entrou em erupção, gerando coluna de 18 km, despejando cinzas em vilas e causando cancelamento de voos; não há vítimas.
O vulcão Monte Lewotobi Laki Laki, na Indonésia, entrou em erupção duas vezes nesta segunda-feira, 7, e formou uma coluna de materiais vulcânicos de até 18 quilômetros de altura, segundo a AP. Até o momento, não há vítimas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a agência de notícias, a erupção despejou cinzas em vilas que ficam no entorno do vulcão e causou o cancelamento de vários voos.
Um porta-voz do Aeroporto Internacional Ngurah Rai informou que ao menos 24 voos entre Bali e Austrália, Cingapura e Coreia do Sul foram cancelados e muitos outros estão atrasados. Voos em quatro rotas domésticas também foram cancelados.
Essa é a segunda vez em menos de um mês que o Monte Lewotobi Laki Laki entra em erupção. A última tinha acontecido no dia 18 de junho e já tinha deixado a região em alerta. Atualmente, a zona de perigo está em um raio de sete quilômetros.
A Agência Geológica da Indonésia registrou uma avalanche de nuvens de gás misturadas com rochas e lava, que se deslocou até 5 quilômetros pelas encostas da montanha de 1.584 metros.
"Uma erupção desse porte certamente carrega um potencial de perigo maior, incluindo seu impacto na aviação", disse o chefe da Agência Geológica, Muhammad Wafid, à AP.
"Vamos reavaliar a ampliação da zona de perigo, que deve ser saída de moradores e atividades turísticas", acrescentou.