Visita do papa atrai atenção para a luta dos índios mapuches no Chile

12 jan 2018 - 19h05
(atualizado às 19h23)

Por Anastasia Moloney

Homem limpa escultura mapuche em Temuco, Chile 10,/1/018 REUTERS/Jose Luis Saavedra
Homem limpa escultura mapuche em Temuco, Chile 10,/1/018 REUTERS/Jose Luis Saavedra
Foto: Reuters

BOGOTÁ (Thomson Reuters Foundation) - As dificuldades do povo indígena chileno mapuche e a luta pelos direitos à terra vão estar no centro das atenções na visita do papa Francisco ao país na segunda-feira, em meio à crescente tensão entre os mapuches e fazendeiros e madeireiros.

Publicidade

O papa argentino visitará a cidade de Temuco, capital da pobre província de Araucania, no sul do Chile, onde ele deve se encontrar com representantes dos índios mapuche.

A região de vales e florestas é local de uma longa disputa e esporádicos episódios de violência envolvendo as forças de segurança e os mapuches, parte da luta pela terra que os indígenas dizem ser o seu lar ancestral.

Os mapuches dizem que, quando os militares chilenos invadiram o território no século 19, as terras foram tomadas, e muitas dadas para colonizadores e empresa madeireiras.

"O papa vai visitar uma área muito simbólica, na qual terras dos mapuches foram tomadas por campanha militar", afirmou Hernando Silva, do Citizen Watch, uma organização que trata dos direitos indígenas.

Publicidade

Por décadas os mapuches, o maior grupo indígena no Chile, lutam para recuperar suas terras. Às vezes, por meios violentos.

O conflito se intensificou nos últimos anos, e mapuches têm entrado em conflito com a polícia, bloqueado estradas, queimado casas, caminhões e plantações.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se