Trump usa imagem de IA para divulgar plano de anexação da Groenlândia aos EUA

O território é semiautônomo, ligado à Dinamarca, e vem sendo tratado por Trump como estratégico para a segurança nacional norte-americana

20 jan 2026 - 10h32
(atualizado às 10h35)
Resumo
Donald Trump publicou imagens feitas por IA no Truth Social mostrando a Groenlândia como território dos EUA, intensificando tensões internacionais sobre a soberania da ilha, que é estratégica e rica em recursos naturais.
Trump com a bandeira dos EUA fincada na Groenlândia e com o mapa dos Estados Unidos ampliado para incluir Canadá e Venezuela
Trump com a bandeira dos EUA fincada na Groenlândia e com o mapa dos Estados Unidos ampliado para incluir Canadá e Venezuela
Foto: Reprodução/Redes sociais

Com o plano de anexar a Groenlândia aos Estados Unidos, o presidente Donald Trump publicou em suas redes sociais nesta terça-feira, 20, imagens geradas por inteligência artificial (IA) em que finca a bandeira americana na ilha. As publicações foram feitas na plataforma Truth Social.

Na montagem, Trump aparece em uma paisagem ártica empunhando a bandeira dos Estados Unidos, ao lado do vice-presidente J.D. Vance e do secretário de Estado, Marco Rubio. Próximo ao grupo, uma placa traz a inscrição: “Groenlândia: território dos EUA estabelecido em 2026”.

Publicidade

Já em outra montagem criada por IA e publicada por Trump, o presidente aparece sentado em sua cadeira no Salão Oval, cercado por diversos líderes europeus. Ao fundo, vê-se um mapa da América Latina no qual a Groenlândia, o Canadá e a Venezuela estão coloridos com a bandeira dos Estados Unidos.

Ambas as fotos deve elevar ainda mais a tensão entre os Estados Unidos e aliados históricos da Europa, que se mobilizaram publicamente em defesa da soberania da Groenlândia.

O território é semiautônomo, ligado à Dinamarca, e vem sendo tratado por Trump como estratégico para a segurança nacional norte-americana. Além disso, é rico em minerais e pode ter reservas de petróleo.

"Como expressei a todos, de forma muito clara, a Groenlândia é imperativa para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás -- nisso, todos concordam!", disse ‍neste terça Trump após falar com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se