Donald Trump afirmou que os EUA suspenderam negociações com o Irã para focar em uma ofensiva de guerra econômica. A Casa Branca declarou que as sanções continuarão até Teerã aceitar negociar seriamente, alertando que penalizará países terceiros que façam negócios com o país persa, incluindo possíveis ações contra bancos chineses e russos. Em meio à escalada de pressões, o Catar busca intermediar a crise e restabelecer contatos diplomáticos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que os EUA não estão conversando com o Irã, já que Washington está focado em punir Teerã economicamente, prometendo penalizar os países que fizerem negócios com a República Islâmica.
"Não queremos falar com eles. Não pretendemos nos encontrar nem nada do tipo", disse Trump aos repórteres no Salão Oval da Casa Branca.
No início do dia, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a campanha econômica dos EUA continuará até que o Irã decida negociar de forma significativa.
"Agora temos a operação Pária Econômico para destruir a economia deles", disse Leavitt ao programa "Fox & Friends". "Não há negociações acontecendo no momento, e isso continuará até que o presidente sinta que talvez eles venham à mesa de forma significativa... Ele, é claro, continua mantendo todas as opções em aberto."
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, advertiu os países na segunda-feira para que cortassem seus laços financeiros com o Irã ou enfrentassem sanções secundárias como parte do que havia sido anunciado como o "Dia D econômico", mas o Departamento do Tesouro não chegou a impor penalidades de fato.
Quando questionado nesta quinta-feira se puniria a Rússia por continuar fazendo negócios com o Irã, Trump respondeu: "Depende. Até agora, acho que a Rússia tem se comportado muito bem no que diz respeito ao Estreito de Ormuz, e você precisa entender: tudo o que eles fazem, nós também fazemos. Sabe, alguém estava falando sobre a China. E a China? Ouvimos dizer que eles estão espionando. Nós também os espionamos."
Em seguida, quando questionado se iria sancionar bancos chineses por fazerem negócios com o Irã, Trump disse: "Quem disse que não estou fazendo isso? Você não sabe se estou fazendo isso... Não preciso anunciar tudo, preciso?"
O primeiro-ministro do Catar visitou Teerã nesta quinta-feira, em uma tentativa de retomar as relações diplomáticas depois que os EUA e o Irã trocaram acusações sobre a promessa de Washington de aumentar a pressão econômica — uma medida que uma autoridade iraniana descreveu como "guerra econômica total".