Trump diz que EUA não estão conversando com Irã, foco está em guerra econômica

27 ago 2026 - 15h38
Resumo
Donald Trump afirmou que os EUA suspenderam negociações com o Irã para focar em uma ofensiva de guerra econômica. A Casa Branca declarou que as sanções continuarão até Teerã aceitar negociar seriamente, alertando que penalizará países terceiros que façam negócios com o país persa, incluindo possíveis ações contra bancos chineses e russos. Em meio à escalada de pressões, o Catar busca intermediar a crise e restabelecer contatos diplomáticos.

O presidente dos Estados Unidos, ‌Donald Trump, disse nesta quinta-feira que os EUA não estão conversando com o Irã, já que Washington está focado em punir Teerã economicamente, prometendo penalizar os países que fizerem negócios com a República Islâmica.

"Não queremos falar com eles. Não pretendemos ⁠nos encontrar nem nada do tipo", disse Trump aos repórteres ‌no Salão Oval da Casa Branca.

Publicidade

No início do dia, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, ‌afirmou que a campanha econômica dos EUA ‌continuará até que o Irã decida negociar de ⁠forma significativa.

"Agora temos a operação Pária Econômico para destruir a economia deles", disse Leavitt ao programa "Fox & Friends". "Não há negociações acontecendo no momento, e isso continuará até que o presidente sinta que talvez eles venham à mesa de forma significativa... Ele, ‌é claro, continua mantendo todas as opções em aberto."

O secretário ‌do Tesouro dos EUA, ⁠Scott Bessent, ⁠advertiu os países na segunda-feira para que cortassem seus laços financeiros com ⁠o Irã ou enfrentassem ‌sanções secundárias como parte ‌do que havia sido anunciado como o "Dia D econômico", mas o Departamento do Tesouro não chegou a impor penalidades de fato.

Quando questionado nesta quinta-feira se puniria a Rússia ⁠por continuar fazendo negócios com o Irã, Trump respondeu: "Depende. Até agora, acho que a Rússia tem se comportado muito bem no que diz respeito ao Estreito de Ormuz, e você precisa entender: tudo ‌o que eles fazem, nós também fazemos. Sabe, alguém estava falando sobre a China. E a China? Ouvimos dizer que ⁠eles estão espionando. Nós também os espionamos."

Publicidade

Em seguida, quando questionado se iria sancionar bancos chineses por fazerem negócios com o Irã, Trump disse: "Quem disse que não estou fazendo isso? Você não sabe se estou fazendo isso... Não preciso anunciar tudo, preciso?"

O primeiro-ministro do Catar visitou Teerã nesta quinta-feira, em uma tentativa de retomar as relações diplomáticas depois que os EUA e o Irã trocaram acusações sobre a promessa de Washington de aumentar a pressão econômica — uma medida que uma autoridade iraniana descreveu como "guerra econômica total".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se