Trump ainda pretende controlar a Groenlândia, alerta primeiro-ministro

2 fev 2026 - 10h49

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, alertou na segunda-feira que, embora o presidente ‌dos EUA, Donald Trump, tenha descartado o uso ‌da força militar, Washington ainda busca controlar fundamentalmente a ilha ártica.

O presidente intensificou os apelos para o controle dos ‍EUA sobre a Groenlândia no início do ano, citando preocupações de segurança nacional relacionadas à Rússia e à China, ‌o que ameaçou quebrar ‌a aliança da Otan.

Publicidade

Desde então, Trump recuou das ameaças de uso da força e disse que garantiu o acesso total dos EUA à Groenlândia em um acordo com a Otan, embora os detalhes ainda não estejam claros.

"A visão sobre a Groenlândia e sua população não mudou: a Groenlândia deve estar ligada aos EUA e ser governada a partir daí", disse Nielsen em um discurso ao Parlamento, falando por meio de um tradutor.

Nielsen ‌afirmou que os EUA continuam buscando "caminhos para a propriedade e o controle sobre a Groenlândia".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações